(Foto: produzida no Caminho Niemeyer / Crédito: Eduardo Magalhães)

Produções raras de Sérgio Rodrigues e Joaquim Tenreiro ganham exposição

Os móveis foram criados para o imponente edifício da Rua do Russel, sede da editora da Revista Manchete, e adquiridos por um colecionador na ocasião da sua falência. Até 16 de agosto, o público tem acesso às peças da mostra, que serão leiloadas a partir da mesma data

Pela primeira vez o público terá acesso ao rico acervo de móveis assinados por Sérgio Rodrigues e Joaquim Tenreiro, criados especialmente para o edifício Manchete, projeto de Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro, onde funcionava a sede da Bloch Editores – mais conhecida como Editora Bloch, foi um dos conglomerados de imprensa mais importantes do país de 1952 a 2000, e tinha a Revista Manchete como principal título.

Organizada pela casa de leilão Leilão Design, a exposição da Coleção Bloch Editores acontece de 12 a 16 de agosto no Edifício Copan, em São Paulo, e na própria sede do Leilão Design,  trazendo 90 peças importantes criadas na década de 60 por dois dos maiores designers modernistas brasileiros.

 

 

A mostra traz importantes produções dos designers e até móveis únicos feitos especialmente para a sede da editora, além de algumas peças sob encomenda de Adolpho Bloch, nos anos 1990 (Fotos: produzidas no Caminho Niemeyer / Crédito: Eduardo Magalhães)

 

A produção foi feita em duas etapas: a primeira por Joaquim Tenreiro, a partir de 1966 e, a segunda parte, por Sergio Rodrigues, a partir de 1968. Adolpho Bloch, então proprietário da editora, desenvolveu grande amizade com Sérgio Rodrigues, que chegou a criar uma linha de móveis que leva o nome do empresário. Já Joaquim Tenreiro idealizou uma série de móveis para a casa de Teresópolis de Bloch.

 

São móveis como bancos, mesas, sofás, aparadores, cadeiras, estantes, entre outros, muitos dos quais feitos em madeira maciça de espécies como jacarandá e freijó, por exemplo (Fotos: produzidas no Caminho Niemeyer / Crédito: Eduardo Magalhães)

 

As peças serão leiloadas virtualmente e por telefone, no dia 16 de agosto, em 90 lotes com lances iniciais que variam de R$ 1.000,00 a R$ 30.000,00.

 

Exposição Coleção Bloch Editores 
(O acervo da exposição foi dividido e acontecerá simultaneamente em dois locais)
Local 1 Edifício Copan
Endereço Av. Ipiranga, 200 / Loja 54 (Sobreloja) – República, São Paulo – SP 
Data
12 a 16 de agosto de 2022 
Horário
sexta-feira a terça-feira, das 11h às 19h

Local 2 Leilão Design
Endereço
Rua Barra Funda 444, Santa Cecília, São Paulo, SP
Data 12 a 16 de agosto de 2022 
Horário
sexta-feira a terça-feira, das 11h às 19h

 

Leilão online Coleção Bloch Editores
Data
16 de agosto de 2022 
Horário
19h 
Acesso
É necessário fazer cadastro pelo www.leilaodesign.com.br para participar do leilão
Leiloeira Flávia Cardoso Soares
Telefone +55 11 942771392