ProAcústica lança campanha para interação coletiva em tempos de pandemia

Neste período de isolamento e relativo silêncio, #SonsQueAmo sugere o compartilhamento de vídeos que contenham sons significativos aos participantes

Lançada no Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD-BR), em 29 de abril de 2020, a ProAcústica propõe a campanha #SonsQueAmo como forma de expressão e liberdade frente à imobilidade e ao silêncio vividos no momento de reclusão atual.

A organização identifica a diminuição de ruído nas cidades, causada pelo afastamento social não como significado de ausência ou solitude, mas como contribuição para refletir acerca de um caminho futuro. Por isso, a intenção é suscitar esperança, senso de pertencimento e coletividade por meio de reproduções sonoras corriqueiras de gestos diários compartilhados em um canal de expressão. Com isso, #SonsQueAmo pretende ajudar a criar pontes de afeto por meio de mensagens de carinho de quem se viu em novos momentos com a família ou sozinho, em casa, fazendo reviver a sensação de continente social através de sons resgatados.

A plataforma participativa compila iniciativas criadas e materializadas através do som em vídeos de até 1 minuto compartilhados via YouTube, Instagram ou enviados diretamente em anexo no site da ProAcústica, onde se encontram mais detalhes a respeito do material a ser entregue.

A iniciativa faz parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020 – determinado pela International Commission for Acoustic (ICA) – e se pauta na resolução da Unesco que reconhece a influência do som no equilíbrio social, bem como os impactos econômico, ambiental, social, médico, industrial e cultural configurada nas condições atuais.

O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – International Noise Awareness Day (INAD) -, foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing (hoje Center for Hearing and Comunication) para promover o evento mundial de conscientização com diversas atividades, dentre elas os 60 segundos de silêncio, que demonstram o impacto do ruído na vida cotidiana da população.