Prêmio reconhecerá projetos que melhoram caminhabilidade em cidades brasileiras

A primeira edição do Prêmio Cidade Caminhável, realizada pelo SampaPé! com apoio do ITDP Brasil e Walk 21, irá destacar a atuação do poder público atento a requalificações do caminhar em território urbano nos últimos anos. Inscrições abertas até o próximo 22 de julho!

Para conhecer o panorama atual e os avanços em ações por cidades caminháveis, o Prêmio Cidade Caminhável irá mapear e premiar projetos e iniciativas públicas que promovam a melhoria da caminhabilidade em espaços urbanos brasileiros.

A edição 2021 é a primeira da premiação organizada pelo SampaPé!, e conta com apoios nacional do ITDP Brasil e internacional do Walk 21. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário no site do Prêmio Cidade Caminhável até o próximo 22 de julho de 2021.

 

É preciso que o tema ganhe mais relevância e visibilidade para que técnicos e técnicas em órgãos públicos consigam articular projetos de caminhabilidade com aprovação das lideranças e tomadores de decisão nas suas cidades”, pontua a presidente do SampaPé!, Leticia Sabino.

 

Todas as cidades brasileiras estão aptas a participarem nas respectivas três categorias: pequenas (até 100 mil habitantes), médias (100.001 a 800.000 habitantes) ou grandes (mais de 800.001 habitantes). A gerente de mobilidade ativa do ITDP Brasil, Danielle Hoppe, complementa que “a ideia é evidenciar que todas as escalas de cidade podem e devem agir para gerar ambientes que privilegiem o caminhar e o encontro nos espaços públicos”.

A premiação contempla atuações diversas, como projetos de requalificação de área urbana com foco no caminhar; redistribuição viária; programas de abertura de ruas para pessoas; urbanismo tático e participativo para qualificação de ruas; entre outros. Para participar, basta que os projetos e iniciativas tenham sido realizados entre 3 de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2020, considerando a sanção da Política Nacional de Mobilidade Urbana como a chave para essas mudanças.

Os projetos serão avaliados pelo júri composto por quatro mulheres especialistas em cidades caminháveis e acessíveis, sendo elas: Jessica Lima, engenheira civil, professora da UFAL, e especialista em transportes, acessibilidade e mobilidade urbana; Kaísa Isabel Santos, arquiteta e urbanista atuante no tema da acessibilidade e conselheira fiscal do IAB SP; Meli Malatesta, arquiteta e urbanista especializada em Mobilidade Ativa, e presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé de Igualdade; e Sonia Lavadinho, geógrafa, antropóloga e socióloga urbana portuguesa, atua pela mobilidade ativa com métodos de participação cidadã, e é fundadora da Bfluid.

A premiação ainda terá o registro e valorização das mesmas por meio da realização de um mini webdocumentário e a gravação de um episódio de podcast no Cidades Caminháveis da ONG SampaPé!, além da emissão de certificado digital, creditado pelas organizações parceiras do prêmio (Walk 21, ITDP Brasil e SampaPé!) a todas as cidades finalistas.

A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 03 de agosto de 2021, como parte da programação da Semana do Caminhar 2021.

 

Acesse

Inscrições

Edital e demais informações no site