O departamento de arquitetura do Illinois Institute of Technology em Chicago, Estados Unidos, acaba de anunciar o lançamento do Prêmio das Américas Mies Crown Hall (MCHAP), que será concedido bienalmente para projetos construídos no continente americano.
Além do prêmio de 50 mil dólares para o projeto vencedor geral e 25 mil dólares para a categoria de arquitetura emergente, os dois escritórios ou arquitetos escolhidos receberão uma bolsa de pesquisa na instituição de ensino, durante um ano, quando poderão conduzir estudos sobre a temática “repensar a metrópole”.
A competição tem como objetivo prestigiar e destacar estruturas já construídas que alteram positivamente a condição humana e elevam a qualidade do ambiente construído.
Durante o mês de janeiro, um comissão composta por acadêmicos de arquitetura de todo o mundo vai nomear um projeto para participar da competição. Os escritórios ou arquitetos nomeados, por sua vez, terão cerca de quatro meses para enviar plantas, fotografias e o memorial do trabalho.
Os finalistas serão anunciados entre os meses de junho e julho e os vencedores entre setembro e outubro, durante cerimônia oficial.
“A atribuição do Prêmio das Américas desencadeará um diálogo entre arquitetos, acadêmicos e pensadores urbanos – e é nesta perspectiva que os nossos esforços serão focados em construir uma ponte entre o mundo acadêmico a, prática profissional e a realidade de nossas cidades”, afirma Dirk Denison, diretor da competição.
Para mais informações, acesse www.mchap.org