Prefeitura de Caeté lança concurso nacional de arquitetura

Em busca de propostas para a criação do Museu dos Emboabas na cidade de Caeté (MG), o concurso recebe inscrições até o próximo 6 de maio

 

O Concurso Nacional de Arquitetura e Complementares para seleção da melhor proposta de criação do Museu dos Emboabas, em Caeté, Minas Gerais, teve edital oficial lançado desde fevereiro deste ano e, nesta semana de maio, cumpre-se o cronograma de abertura e encerramento do período de inscrições, que se estende até a próxima quinta-feira (6/5). Quanto ao recebimento de propostas, o prazo vai até 14 de maio.

Em suma, a expectativa do certame é selecionar uma proposta inicialmente apresentada na condição de anteprojeto, que apresente correlação com a contemporaneidade e agregue novos valores ao conjunto da Praça Dr. João Pinheiro, no Centro da cidade, e ainda, que seja capaz de dialogar com o contexto histórico e cultural do local respeitando sua configuração espacial urbana, arquitetônica e aquela aplicada ao patrimônio.

Selecionada a melhor e mais adequada proposta, o concurso intenciona a contratação da equipe técnica por ela responsável, que formalizará contrato com a entidade organizadora para o seu desenvolvimento, bem como prover condições espaciais adequadas para a montagem de uma exposição fixa sobre a história da “Guerra dos Emboabas” e, consequentemente, relacionada à fundação de Minas Gerais e de Caeté.

Após a divulgação do resultado, a equipe técnica vencedora será contratada para desenvolver, a partir do projeto selecionado, o Projeto Executivo de Arquitetura e Complementares no prazo de até 180 (cento e oitenta) dias.

Sabe-se que o concurso é uma iniciativa do Município de Caeté realizada por meio de sua Fundação Casa de Cultura, na condição de organizadora, com recursos obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura, tendo como patrocinador a empresa AngloGold Ashanti.

Cronograma

O prazo estimado para a conclusão do concurso é de 90 (noventa) dias, desde o lançamento até a divulgação do resultado, mediante seleção do projeto vencedor.

18.3 Lançamento do Edital
18.3 – 2.4 Período de esclarecimentos
18.3 – 30.4 Período de impugnação
3.5 – 6.5 Inscrições
3.5 – 7.5 Homologação das inscrições
3.5 – 11.5 Preenchimento Formulário de Identificação de Equipe
8.5 – 14.5 Envio de projetos
15.5 – 3.6 Análise dos projetos
4.6 Divulgação e publicação dos resultados
5.6 – 11.6 Apresentação de recursos
12.6 – 16.6 Contrarrecurso
17.6 – 21.6 Resposta aos recursos
14.6 (caso não haja recurso) / 22.6 (caso haja recurso) Divulgação e publicação do resultado definitivo
23.6 – 29.6 Fase de habilitação

 

Mais informações

Cronograma de Atividades – Edital Museu Dos Emboabas

Edital Completo do Concurso Nacional de Arquitetura do Museu dos Emboabas

Consultas e Esclarecimentos sobre o Edital

Bases do Concurso