Pós-graduação Arquitetura em Madeira no IPT-SP

Destinado a bacharéis em arquitetura, engenharia ou design, o curso é ideal para quem se interessa pelo futuro da construção civil em madeira. Inscrições até 24 de julho!

(Imagem: divulgação)

 

A pós-graduação Arquitetura em Madeira: Projeto e Tecnologia é a oportunidade para quem busca continuar os estudos segundo uma especialização Lato Sensu no setor técnico construtivo em madeira. Oferecido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo em parceria com o Núcleo da Madeira, o curso está com inscrições abertas até o próximo dia 24 de julho e se adequa aos profissionais já graduados em Arquitetura e Urbanismo, ou em áreas afins como Engenharia e Design de produto.

Durante o programa – com início remoto previsto para 5 de agosto e extensão por 18 meses -, o estudante irá desenvolver a capacidade de concepção, experimentação e construção de edificações a partir do uso do material, sob a ótica de uma visão tecnológica contemporânea e industrializada.

Todo o curso é pautado em disciplinas teórico-conceituais complementadas por meio de atividades em oficina – dessa forma, garante-se as práticas projetual, construtiva e investigativa. Ao longo dos três semestres, será proposto e elaborado um projeto para a construção de uma estrutura temporária ou permanente, a ser desenvolvida durante as disciplinas de projeto estrutural, incluindo sua fabricação e montagem. Ainda, haverá o acompanhamento dos estudantes a partir de seminários específicos avaliados por diferentes professores. No final, o trabalho individual de conclusão completa o ciclo de avaliação do programa.

A seleção dos candidatos obedecerá às seguintes etapas: inscrição on-line (envio de dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato – texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido o curso, bem como o interesse nos temas relacionados); análise documental; e recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail. Em caso de aprovação, o interessado pode efetuar matrícula on-line e pagamento, seguido da entrega de documentações. A coordenação do curso poderá realizar entrevistas individuais com os candidatos.

Vale destacar que a construção em madeira se constitui hoje como uma das mais progressivas formas de desenvolvimento tecnológico dentro da cadeia construtiva, sendo a única de material renovável, de menor impacto ambiental, com baixo consumo energético e menor geração de resíduos. Seu uso tem revolucionado os sistemas industrializados da construção civil e composto toda uma indústria especializada em torno dessa tecnologia.

Por isso, um curso de especialização na área é a forma mais eficiente de introduzir uma primeira geração aos novos conceitos e prepará-la para futuros processos investigativos de pesquisa acadêmica ou industrial: “O curso de pós-graduação Lato Sensu ‘Arquitetura em Madeira: Projeto e Tecnologia’ vem para suprir uma lacuna de formação profissional nesta área. Parte da premissa de aproximar o projeto e a construção ao propor uma abordagem mais prática e aplicada dos conhecimentos apresentados nas diversas áreas que integram o programa”, depõe Mônica Aprilanti, Arquiteta, Doutora pelo IAU/USP, Coordenadora do Curso e da Comissão Técnica de Educação do Núcleo da Madeira.

Mais informações no site oficial do Núcleo da Madeira. Inscreva-se!