Portobello promove Archtrends Summit em homenagem a Paulo Mendes da Rocha

Evento gratuito, ao vivo e on-line terá convidados ilustres do setor para refletir sobre a arquitetura brasileira e a trajetória de Mendes da Rocha. Além disso, integra a programação a inauguração do Monumento Lastras, um dos últimos projetos do arquiteto. Participe!

 

A Portobello, líder no varejo de revestimentos cerâmicos, realiza na próxima quinta-feira, 21 de outubro, às 15h, o Archtrends Summit – Edição Especial Paulo Mendes da Rocha, em tributo a ele, um dos maiores arquitetos brasileiros.

O tradicional fórum de conteúdo, promovido pelo Archtrends, plataforma de tendências e referências de arquitetura e design da marca, terá a participação de amigos e familiares de Mendes da Rocha, na programação que contempla bate-papo sobre a relevância de sua obra para a arquitetura brasileira, bem como inauguração do Monumento Lastras, um dos últimos projetos realizados pelo profissional em parceria com a filha, Nadezhda Mendes da Rocha, e a Portobello.

O público terá acesso a conteúdo, novidades e participações exclusivas do universo da arquitetura e do design. O encontro será on-line e ao vivo, com apresentação do jornalista e embaixador da marca, Pedro Andrade.

De Portugal, o arquiteto Alvaro Siza participará do fórum abordando principalmente sua obra no Brasil, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Já Martin Corullon, do escritório Metro Arquitetos, falará sobre a amizade e a importância de Paulo Mendes da Rocha, com quem realizou diversos projetos, das mais variadas escalas.

Ao longo do evento, os espectadores terão exclusividade a trechos do documentário “Tudo é Projeto”, dirigido por Joana Mendes da Rocha, filha do homenageado, e Patricia Rubano, em memória ao arquiteto – os participantes do Summit concorrem a 30 vouchers para assistir ao longa na íntegra.

A Portobello também anunciará a linha de camisetas com estampa inspirada no croqui do Monumento Lastras, disponível para compra on-line. O valor adquirido com as peças será integralmente revertido à ONG OMUNGA, com projetos sociais voltados à educação em regiões de vulnerabilidade no norte do país e na África. Uma das iniciativas é a construção de uma biblioteca na Amazônia, idealizada pelo escritório de arquitetura catarinense Metroquadrado.

Monumento Lastras

Em 2020, a Portobello realizou a Mostra Unlimited, que apresentou, pelo olhar de grandes nomes da arquitetura e do design, as possibilidades de uso das Lastras Portobello, superfícies de porcelanato de até 1,60 x 3,20 metros, produzidas com exclusividade pela empresa no país.

Entre os convidados, esteve Paulo Mendes da Rocha, arquiteto, urbanista e professor e ganhador do Prêmio Pritzker em 2006. Em parceria com Nadezhda Mendes da Rocha, Paulo Mendes criou para a Portobello o Monumento Lastras, que agora será inaugurado na fábrica da Portobello, em Tijucas (SC).

A ideia do projeto assinado por Paulo e Nadezhda é exibir as lastras como uma fantasia em relação a como de fato elas vão aparecer na cidade, principalmente para a grande visibilidade dos planos verticais das fachadas dos edifícios em várias disposições imprevisíveis em relação à luz solar.

 

O conjunto tem uma visão teatral e dinâmica. O que fizemos foi colocar as lastras com a dimensão de 1,20 x 2,60 metros, que são belíssimas, ora na vertical, ora na horizontal, sempre de modo ortogonal ao piso, como espera-se que sejam dispostas nas arquiteturas. Respeitamos as duas famosas orientações fundamentais, o nível (horizontal) e o prumo (vertical)”, afirmou Paulo, na época.

Programação

 

Archtrends Summit – Edição Especial Paulo Mendes da Rocha
Local
Fábrica da Portobello
Endereço Tijucas (SC)
Data 21 de outubro, quinta-feira
Horário 15h
Inscrições e mais informações www.portobello.com.br