Sete arquitetos famosos criam pontos de ônibus para vila europeia

Wang Shu e Sou Fujimoto estão entre os arquitetos que participam do projeto, batizado de "Bus:Stop"

A pequena vila austríaca de Krumbach vai ganhar sete pontos de ônibus projetados por arquitetos renomados. Ao lado de outros cinco profissionais, Wang Shu, vencedor do Pritzker de 2012, e o japonês Sou Fujimoto participam do projeto, que tem como objetivo integrar a modernidade da arquitetura internacional com o trabalho de artesãos locais, comparando diferentes linguagens e movimentos arquitetônicos.

Para construir as estruturas, os arquitetos fizeram parcerias com escritórios de arquitetura da região, que atuaram como intermediários e consultores sobre os costumes e as necessidades da cidade.

Além disso, em vez dos honorários regulares, os profissionais trocaram os serviços prestados por um feriado com tudo pago na província de Bregenzerwald, onde está a vila de Krumbach, famosa por seus pontos turísticos de arquitetura.

Financiado pela iniciativa privada, o projeto, batizado de “Bus:Stop”, também conta com a participação de Rintala Eggertsson Architects, Ensamble Studio, Smiljan Radic, Vylder Vinck Taillieu e Alexander Brodsky.

“Nossa intenção foi desenhar paradas de ônibus onde as pessoas possam se encontrar, apreciar as paisagens e, além de tudo, funcionar como um ponto de referência para Krumbach”, conta o arquiteto Sou Fujimoto.