Poloneses vencem concurso de ideias para pavilhão da Expo Milão

Um prédio cilíndrico de quatro andares será o espaço de informações da exposição internacional que será realizada em Milão, Itália, de maio a outubro de 2015

A Architectural Competition Concours d’Architecture (AC-CA) divulgou o resultado do concurso internacional de ideias para o Pavilhão de Informações da Expo Milão, que será realizada entre 1 de maio e 31 de outubro de 2015.

A proposta vencedora, de autoria dos arquitetos poloneses Klaudiusz Angerman, Monika Nowak, Michal Krywult e Anna Karas, buscou inspiração no tema da exposição mundial – “nutrindo o mundo”. A estrutura transparente com forma de silo armazenará grãos que, à medida que deslizarem do topo ao solo, revelarão o tempo de duração do evento, como uma ampulheta.

A ideia, segundo o programa, é criar um edifício de 234 metros quadrados com quatro pavimentos, que incluam área informativa, lojas, um centro de negócios e uma praça.

O segundo lugar no concurso é dos arquitetos italianos Giuseppe Cericola e Vincenzo Marinelli. Na terceira posição ficaram Yi Zhang e Ping Liu, estudantes da Austrália. Ao todo, os três projetos foram premiados com 6 mil dólares.

Além disso, sete trabalhos receberam menção honrosa, incluindo o do estudante brasileiro Enrico Beer Boimond.

O júri contou com a participação dos arquitetos Damiano Barile, da Itália, Guergana Tileya, da Bulgária, e Georgina Rose Barthram, do Reino Unido.