Está no ar o terceiro episódio do podcast “ECOAR.Q – A arquitetura falada” nas principais plataformas de streaming para falar sobre o tema “Um olhar acadêmico na Arquitetura e Pandemia”, trazendo como convidado especial o coordenador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-Mack), Professor Doutor Lucas Fehr.
Fehr é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987), Mestre (1999) e Doutor (2010) em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade, e, desde agosto de 2016, coordenador do curso de Arquitetura de Urbanismo do Mackenzie, onde também exerce as funções de professor e pesquisador. Destaca-se também sua participação como coordenador, de 2005 a 2016, do Mosaico – escritório modelo de arquitetura e urbanismo da instituição. Além disso é arquiteto-sócio do Estúdio América, onde foi co-autor de projetos vencedores em concursos de arquitetura para o Teatro Castro Alves, em Salvador, e o Museo de la Memoria, em Santiago do Chile – obra que render ao escritório diversos prêmios, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2011.
Criado pelo arquiteto Marcelo Macedo, titular do Studio MEMM, o podcast “ECOAR.Q – A arquitetura falada” tem como objetivo registrar as discussões atuais da arquitetura e do urbanismo, trazendo especialistas interlocutores multidisciplinares. Ainda, sabe-se que a iniciativa derivou do livro “Últimos Escritos e o Infinito da arquitetura “, cujo propósito assemelha-se ao do próprio podcast: registrar debates de arquitetura, instigar o pensamento sobre a disciplina, questionar os padrões do presente para buscar o futuro do setor e inspirar por meio da disseminação do conhecimento arquitetônico.
Marcelo Macedo é Arquiteto Urbanista pela FAU-Mack (2011) e Mestre de Arquitetura Avançada pela Columbia University (2016). Após experiências em arquitetura em São Paulo, Paris e Nova Iorque, inicia em 2018 o Studio MEMM. Trabalhou por aproximadamente três anos na Metro Arquitetos na elaboração de projetos culturais, educacionais, residenciais e urbanos, onde também teve a oportunidade de colaborar com Paulo Mendes da Rocha e OMA, fruto de parcerias firmadas com a Metro.