Arquitetura em Rede é a mais nova plataforma de consulta e pesquisa de desenhos arquitetônicos de construções cariocas que se fundamenta como ferramenta de auxílio a arquitetos, engenheiros, paisagistas, entre outros profissionais ligados à construção civil, além de pesquisadores de áreas afins. Atualmente participante da mostra online promovida pelo Congresso Internacional de Arquitetura (UIA), o portal prevê lançamento oficial durante a realização do UIA2021RIO.
Tal projeto é uma iniciativa da historiadora de arquitetura Veronica Castanheira Machado que, há mais de dez anos, dedica-se à pesquisa e ao inventário de construções a serem restauradas. O extenso trabalho levou ao descobrimento de inúmeros documentos importantes sobre o patrimônio do Rio que, hoje, integram os acervos do Museu Histórico Nacional, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj) e outros locais. Entretanto, os materiais são, por muitas vezes, desconhecidos pelos profissionais do setor.
“Essas descobertas levaram-me a pensar na possibilidade de desenvolver um sistema que pudesse envolver os diferentes tipos de documentos relacionados a cada prédio”, explica Castanheira. A profissional pontua que o Arquiteturas em Rede vem para “valorizar a história e a memória das cidades a partir da sua produção documental, intelectual e artística ao longo das ‘camadas de tempo’”.
Ainda em agosto deste ano, o portal também ganhou canal oficial no YouTube, estreando com o ilustre convidado José Luiz de Faria Santos, Supervisor da equipe de Documentos Cartográficos do Arquivo Nacional. Até agora o canal já recebeu o historiador Gustavo Alves do Carmo, a professora Ana Torem e o arquiteto espanhol Adolfo Ibañez Vila.