(Imagem: Mapa interativo produzido pela UIA)

Pesquisas e recomendações da comunidade arquitetônica frente à situação da COVID-19

Entidades e grupos de arquitetura e urbanismo têm atentado cada vez mais para a pandemia e proposto uma série de ações, recomendações e debates. Destacam-se aqui uma cartilha para adaptação de espaços hospitalares, bem como uma pesquisa aberta da UIA sobre o desempenho de atividades locais e nacionais direcionadas à pandemia

Sabe-se que a situação pandêmica ocasionada pela novo coronavírus desafia, sobretudo, as equipes de assistência médica e a infraestrutura que requerem, fundamental justamente para o tratamento dos doentes. Entretanto, a enfermidade recente ainda dá margem à imprecisão de protocolos que impeçam a transmissão do vírus e, nesse cenário, o redesenho espacial de clínicas e hospitais é um importante meio para evitar o contágio.

Com esse objetivo, a parceria entre Ariadne Labs + Mass Design Group lançou na última semana de abril a cartilha “O papel da arquitetura no combate a COVID-19 – Redesenhando espaços hospitalares em tempo real para proteger os profissionais de saúde”, que congrega recomendações básicas e fáceis de serem tomadas a curto prazo. Entre elas,  por exemplo, a opção pelo atendimento individual; a percepção de zonas de risco nas unidades visando a diminuição de aglomerações; a comunicação visual bem elaborada, a fim de proporcionar aos profissionais e usuários fácil compreensão do espaço e destiná-los diretamente aos ambientes que procuram.

O documento ainda ilustra algumas configurações de espaço e infraestrutura anteriores ao coronavírus e aponta para metodologias de implantação das novas recomendações. Apesar de relevantes, o próprio escrito assume que a adaptação é tarefa difícil, em muitos casos limitada pela inflexibilidade de infraestrutura das unidades.

Além disso, a União Internacional de Arquitetos (UIA) dedica uma página exclusiva para o recolhimento de dados relacionados à pandemia. No site é possível escolher a região (em nível continental e Estadual) e os temas discutidos pelo local – dentre eles, estruturas de emergência, ajuda financeira, diretrizes, home office, informações legais, iniciativas políticas, pesquisas, webinars e publicações. A última pergunta refere-se a tópicos debatidos pela UIA no território selecionado, como arquitetura e crianças; arquitetura para todos; arquitetura comunitária e direitos humanos; patrimônio e identidade cultural. O site também disponibiliza um e-mail para receber informações e ideias projetuais ([email protected]) de arquitetos e urbanistas perante a pandemia.

Leia na íntegra a cartilha “O papel da arquitetura no combate ao COVID-19 – Redesenhando espaços hospitalares em tempo real para proteger os profissionais de saúde”, Ariadne Labs + Mass Design Group.

Saiba mais sobre a União Internacional dos Arquitetos e suas ações pontuais.