Pesquisa mapeará laços socioespaciais interrompidos pela pandemia

O objetivo é entender as relações, entre lugares e pessoas, temporariamente estagnadas por problemas associados à crise sanitária

Até 11 de setembro está disponível o formulário on-line que busca coletar informações a respeito das modificações socioespaciais vividas nos últimos tempos. Promovido pelo Laboratório de pesquisa Arquitetura, Subjetividade e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o projeto abrangente deseja mapear histórias interrompidas entre espaços e pessoas por problemas decorridos da pandemia causada pelo Covid-19.

Com o título ‘Cartografias Afetivas – Mapeamento da Vitalidade Urbana no Cenário das Ambiências Contemporâneas do Rio De Janeiro”, a pesquisa aberta solicita, além de respostas escritas, itens complementares produzidos em formatos de desenho, áudio ou vídeo. Dentre o conteúdo, estão incluídas questões sobre transformações da vida na cidade a partir do isolamento social – desde sensações psicológicas sentidas, até indicação de lugares que passaram (ou não) a terem mais importância para o entrevistado.

Quanto mais participantes, maiores serão as chances de ampliar o alcance geográfico do mapeamento e a assertividade desse conteúdo final. Não fique de fora!

Link para o questionário.

 

Sobre o Laboratório de pesquisa Arquitetura, Subjetividade e Cultura

O grupo desenvolve pesquisas e análises sobre a interrelação pessoa-espaço construído. Nossa meta é analisar os fatores de ordem subjetiva e cultural que participam da construção do Lugar, da memória e da identidade espacial dos grupos socioculturais. Ao conhecer os mecanismos de Moldagem do Lugar e estabelecimento dos afetos produzidos pelas/nos espaços físicos, tal assunto tem se mostrado fundamental tanto para a geração de estratégias de promoção do bem-estar humano nas ambiências urbanas quanto para o sucesso dos projetos de arquitetura e urbanismo desenvolvidos a partir de novas metodologias. A repercussão do conhecimento gerado tem se dado por meio de divulgação científica, cursos de extensão, workshops de ação prática, projetos de pesquisa e palestras. Saiba mais.