© Cortesia Perkins&Will

Perkins&Will revela projeto de expansão do Hotel Laje de Pedra (RS)

O complexo hoteleiro foi inaugurado em 1978, em Canela (RS), e leva a assinatura do arquiteto gaúcho Edgar Albuquerque Graeff. Desde 2020 com atividades suspensas, em razão da pandemia do Covid-19, o hotel agora recebe investimento de R$ 500 milhões para restauração e expansão sob comando da Perkins&Will

O estúdio global de arquitetura e design Perkins&Will assina o projeto de renovação e expansão do Hotel Laje de Pedra, em Canela, no Rio Grande do Sul. Projetado pelo arquiteto gaúcho Edgar Albuquerque Graeff, o hotel foi inaugurado em 1978 e um dos grandes responsáveis pela consolidação do setor turístico na cidade, tornando-se ícone da hotelaria e palco para eventos históricos – a exemplo, a assinatura do Tratado do Mercosul, em 1992.

Fechado em 2020 por ocasião da pandemia do Covid-19, agora o hotel deve receber o investimento de R$ 500 milhões para sua restauração, que o prepara para integrar a rede de luxo Kempinski Hotels – com sede em Genebra, na Suíça, a rede opera 79 hotéis cinco estrelas em 34 países e elegeu o estado gaúcho para estrear na América do Sul.

Localizado em uma área de 28 mil metros quadrados, o hotel será renovado e expandido com um projeto que homenageia a natureza, a cultura e a história da Serra Gaúcha. “Nossa proposta é oferecer uma experiência local aos hóspedes e visitantes, modernizando os espaços e valorizando identidade histórica e linhas mestras do design original”, explica o arquiteto Douglas Tolaine, Diretor de Design do estúdio da Perkins&Will em São Paulo e líder do projeto.

 

O principal desafio do projeto foi equilibrar uma visão para o futuro com a história e tradição do Laje de Pedra. Não é simplesmente um projeto de hotel, mas o resgate de um destino com profundo impacto urbanístico e cultural”, pontua Fernando Vidal, arquiteto e Diretor do estúdio paulistano da Perkins&Will.

 

 

Entre as novidades estão o novo teatro de 350 lugares, capaz de converter-se em cinema, além de um centro de convenções de 2.500 metros quadrados. O complexo também contará com 366 apartamentos, variantes entre 46 e 108 metros quadrados, uma praça coberta para atividades de entretenimento, quatro restaurantes, cinco bares, spa completo com piscina de raia coberta, piscina de borda infinita sobre a laje de pedra, espaço Kids Club e um exclusivo Rooftop Bar com vista para o Vale do Quilombo. A reabertura está prevista para acontecer em 2022.

 

Acompanhei o Laje de Pedra na infância e juventude. É um espetáculo de hotel, que projetou a Serra Gaúcha, até então um destino muito regional, para o resto do Brasil. Vamos transformá-lo no melhor hotel de lazer do país, luxuoso, mas com personalidade e identidade. Queremos promover uma experiência imersiva na cultura, arte, decoração e arquitetura gaúchas”, conta o empresário José Paim, sócio da LPD Canela.