Batizado de “A Linguagem do Sabor”, o pavilhão da Espanha para a Expo Milão 2015 está sendo desenvolvido pelo escritório b720 Fermín Vázquez Arquitectos.
O projeto de mais de dois mil metros quadrados apresenta uma volumetria retilínea simples a fim de criar um espaço permeável e flexível.
Disposto no centro da exposição, o volume é estruturado a partir de vigas modulares de madeira coordenadas com outros materiais como cortiça, esparto e aço inoxidável reflexível, utilizado em referência ao vinho e azeite, produtos tradicionais que fazem parte da cultura espanhola.
“Acredito que encontramos uma solução inteligente e aparentemente simples para a complexidade técnica, espacial, funcional e temática da Expo 2015”, afirma Fermín Vázquez.
O pavilhão será incorporado a um espaço externo, onde será implantado um pomar com laranjeiras, que fará alusão não apenas a um popular elemento da arquitetura vernacular do país como também às cores da bandeira da Espanha.
Escolhido por meio de um concurso internacional, organizado pela Associação Cultural Espanhola, o programa foi concebido com o objetivo de mesclar elementos característicos da tradição e inovação técnica.
Sob a temática “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”, a Expo Milão 2015 deve reunir entre os dias 1 de maio e 31 de outubro, representantes de mais de 180 países e 20 milhões de visitantes.