Paulista Cultural comemora os 128 anos da avenida

Para festejar a história da importante via paulistana, as principais instituições culturais da avenida oferecem ao público programação vasta e especial


(Foto: reprodução ArqFuturo)

É extensa a lista de atrações do próximo 8 de dezembro (domingo), dia em que a Avenida Paulista completa 128 anos de existência no tecido urbano da cidade de São Paulo. A longa tradição da via é motivo de celebrar seu potencial artístico e turístico e, para tanto, as sete instituições que integram o grupo Paulista Cultural abrem-se com atividades especiais e gratuitas.

As tradicionais casas de cultura – Centro Cultural Fiesp, MASP, Casa das Rosas, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo e Sesc Avenida Paulista – prestam a homenagem através da agenda composta por apresentações de música, dança, peças teatrais, tour educativo, oficinas e conversas que pautam, principalmente, o histórico da avenida.

Confira a programação completa e celebre a tradição da Avenida Paulista como marco urbano de São Paulo!

 

CASA DAS ROSAS

Exposição temática da “Avenida Paulista” – Associação Paulista Viva

Obras em cerâmica feitas pela artista paulistana Má Ferreira
Curadoria Fernando Zelman
Horário a partir das 10h
*Não precisa de inscrição

Roda de Conversa 1: Janela da História – 11h30 às 12h30

Por Marcus Vinicius Uchoa, publicitário e produtor audiovisual
*Não precisa de inscrição

Este projeto visa a reconstrução digital da Avenida Paulista e seus casarões do início do século XX, entre as décadas de 1900 a 1935. Ao resgatar a arquitetura, o estilo de vida e as histórias dos moradores e financiadores das construções, a atividade traz histórias das pessoas que criaram as bases da São Paulo que temos hoje.

Roda de Conversa 2: Série Avenida Paulista – 15h00 às 16h00

Por Luciana Cotrim, consultora em planejamento de comunicação, professora de pós-graduação no Senac e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP
*Não precisa de inscrição

Por meio de artigos, a Série Avenida Paulista conta as histórias dos casarões e das famílias que moravam neste endereço. Outro aspecto abordado é de edifícios construídos em seus lugares ao longo do tempo. Escrita por Luciana Cotrim, a série conta a história de mais de 80 casarões do século XX e como sucedeu as construções atuais.

 

 

CENTRO CULTURAL FIESP

Exposição Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau

Galeria de Arte
Horário 10h às 20h

A primeira exposição de Alphonse Mucha (1860-1939) no Brasil traz ao público a obra do principal expoente do movimento Art Nouveau. Ao todo, são cerca de 100 obras, entre cartazes, desenhos, pinturas, gravuras, objetos, livros e fotografias, provenientes da Fundação Mucha, em Praga, e de outras coleções internacionais. Dividida em quatro seções temáticas a mostra percorre a história do artista e sua influência no mundo contemporâneo, a exemplo dos pôsteres psicodélicos dos anos 1970 e das ilustrações de mangás e histórias em quadrinhos.

Exposição Kurt Klagsbrunn: Faces da Cultura, Retratos de Um Tempo

Galeria de Fotos
Horário 10h às 20h

Mostra inédita do fotógrafo refugiado austríaco Kurt Klagsbrunn (1918-2005) apresenta um panorama artístico e cultural do Rio de Janeiro e São Paulo nas décadas de 1940 e 1950. Nesse período, o Brasil passava por profundas transformações políticas e econômicas que desencadearam mudanças significativas na arte e na cultura. As fotografias cobrem este amplo e diversificado circuito artístico e cultural da época – ateliês, exposições, solenidades diversas – evidenciando a existência de redes organizadas e ativas de artistas e intelectuais. As obras mostram, ainda, a ampliação e profissionalização do setor cultural, por meio da criação de importantes espaços de exibição, da implantação de museus e da abertura de galerias de arte.

Exposição Olá, Mauricio!

Espaço de Exposições e Galeria de Arte Digital (fachada do prédio)
Horário 10h às 20h

Além dos vários espaços instagramáveis, em que o público pode se sentir dentro do Bairro do Limoeiro e outros cenários presentes nas histórias dos gibis, a mostra traz novos quadros da coleção História em Quadrões (que exibe releituras das mais importantes e conhecidas pinturas de artistas mundialmente consagrados, atuando na popularização da história da arte e das histórias em quadrinhos) e até esculturas da dupla Franjinha e Bidu, saídas diretamente da primeira tirinha, publicada em 18 de julho de 1959, no jornal Folha da Tarde.

A exposição ainda se estende para a Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp, à noite, a partir das 19h, exibindo episódios curtos das séries Mônica Toy e Biduzidos na fachada do prédio.

Erêndira – A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada

Local Teatro Sesi-SP
Horário 15h (primeira sessão) | 19h (segunda sessão) – duração 120 min
*Temporada até 8 de dezembro (quinta a sábado, 20h | domingo, 19h)
Ingressos reservas antecipadas de ingressos online liberadas sempre às segundas-feiras, às 8h, para as apresentações da semana no site. Ingressos remanescentes são distribuídos 15 minutos antes do início de cada sessão na bilheteria do Teatro. Cotas para público espontâneo são liberadas para retirada de acordo com o horário de abertura da bilheteria: de quinta a sábado, às 13h, e aos domingos, às 11h

No espetáculo, uma trupe de saltimbancos conta a história de uma avó singular e nada parecida com as de conto de fadas, que obriga a sua neta, Cândida Erêndira, uma menina quase impúbere, a prostituir-se para ressarcir as perdas de um incêndio que supostamente provocara. O amor poderá salvar Cândida do seu triste fardo?

A tragicomédia é baseada na obra homônima de Gabriel García Márquez, de 1972, com direção de Marco Antonio Rodrigues e adaptação de Augusto Boal. Criada a partir da segunda metade do século XX, A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada é resultado de um mundo pós-guerra e pós-revolucionário, que se reconhece mais cruel, menos ingênuo, mas ainda potencialmente utópico em suas capacidades.

Domingo na Paulista especial Tango

Local Teatro Sesi-SP
Programação 9h às 9h40 – Quarteto Tango 4 + Juan Moreno | 9h45 às 10h15 – DJ Capitan Billie + Tango na Rua | 10h20 às 11h – Julieta Laso |11h às 11h20 – DJ | Capitan Billie (Set Live) | 11h20 às 12h – Cata Raybaud
Ingressos reservas antecipadas de ingressos online pelo site. Remanescentes são distribuídos 15 minutos antes do início do show na bilheteria do Teatro

Em parceria com o Consulado da Argentina, o Centro Cultural Fiesp traz ao palco o compasso dois por quatro em comemoração ao dia do tango. Para abrilhantar a apresentação, sobem ao palco do Teatro do Sesi-SP o Quarteto tango 4 e Juan Moreno, DJ Capitan Billie e Cara Raybaud. Também haverá intervenções dança de Julieta Laso e tango na Rua.

 

IMS PAULISTA

Família em Foco: Um desenho para a Avenida Paulista

Horário 15h30 às 17h
Participação 20 vagas para adultos e crianças a partir de 6 anos | Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa
Mediação Paulo Von Poser

Atividade de desenho de observação desenvolvida em duas etapas, individual e coletiva. Na primeira, os participantes farão um aquecimento gráfico pelo entorno do edifício do IMS criando desenhos sobre as relações entre os espaços públicos da cidade, os cidadãos e a paisagem da Avenida Paulista. Logo após, serão realizados desenhos coletivos em grandes formatos, em que cada grupo terá a liberdade de inventar sua própria dinâmica de interação, observação e participação. Desenhar na cidade transforma o lugar e o desenhista ao mesmo tempo. Para participar não é preciso ter experiência anterior de desenho.

Santa Melodica Orchestra de Andreas Trobollowitsch

Horário 13h, 14h e 15h (performances de aproximadamente 15 minutos)
* Entrada livre. Sujeito a lotação dos espaços

Santa Melodica Orchestra é uma performance sonora para 9 artistas, escaletas, tubos e balões. Enquanto tocam, os artistas balançam seus instrumentos em uma determinada velocidade. Juntos, criam um efeito de arpejo que se altera constantemente, fazendo do grupo um organismo cinético em transformação. Andreas Trobollowitsch é um compositor e artista sonoro austríaco que trabalha com música eletroacústica, performances e instalações sonoras. Utiliza objetos do dia a dia modificados e instrumentos preparados. A performance será realizada em três apresentações de aproximadamente 15 minutos cada em diferentes locais do IMS Paulista.

 

ITAÚ CULTURAL

OUTROS | Grupo Galpão

Horário 19h – duração 90 minutos
Distribuição de ingressos Regra do IC
*Classificação Indicativa 14 anos
*Essa atividade contará com interpretação em Libras

OUTROS traduz teatralmente as inquietações contemporâneas resultantes do trabalho do Grupo Galpão com o diretor Marcio Abreu, iniciado com o espetáculo Nós. Trata do hoje, do momento em que vivemos e das questões que o tornam não mais viável. É um espetáculo sobre a construção da memória e o impacto do agora no porvir. Sobre a necessidade de ruptura com pensamentos e estruturas arraigadas que já não devem nos representar, mas sim abrir caminho para a possibilidade de novos horizontes, paisagens, reflexões. Em cena, a instabilidade desse momento transborda e vai além do que a palavra dá conta de expressar, reverberando nos corpos dos atores e das atrizes em cena, as inquietações, possibilidades e impossibilidades do hoje.

História sem tempo que conta o tempo | Cia. Patética

Local Sala Multiuso
Horário 15 horas – duração 50 minutos
Distribuição de ingressos Regra do IC
*Classificação Indicativa livre
*Essa atividade contará com interpretação em Libras

Cecília, uma menina alegre e muito esperta, adora brincadeiras de meninos… que também podem ser brincadeiras de meninas… Oras bolas! Por que essa divisão? Nesse mundo há muitas coisas difíceis de entender. Por isso mesmo Cecília prefere imaginá-lo do seu jeito. Melhor mesmo, né? O mundo adulto é muito complicado. Como é que pode ter sol, chuva, ventania, frio e calor tudo num mesmo dia? E por que parece que todos estão sempre correndo o tempo todo? O que é esse tal de tempo? Quem controla, quem faz o tempo?

Nessa busca entre tantas perguntas, Cecília resolve consultar sua avó, pois como ela já viveu muito tempo, quem sabe tenha a resposta. Na verdade, a avó não conhece uma resposta, mas ela sabe que o tempo é feito de histórias. E quantos vão passar por essas histórias… Será que alguém terá a resposta?

História sem tempo que conta o tempo é um espetáculo que se utiliza da linguagem do Teatro de Bonecos para mostrar que a nossa inteligência e os nossos sentimentos só têm valor e poder quando cada um aproveita melhor o tempo que tem.

intervenção | (COM) FLUÊNCIA

Local calçada
Horário 14h e 16h – duração 20 minutos
*Classificação Indicativa livre
*Essa atividade contará com interpretação em Libras
Mediação Discípulos do Ritmo

Música e dança numa relação interdependente. Uma comunhão de artes que convergem em uma criação única e espontânea. A improvisação é a maior ferramenta nesta ação.

 

JAPAN HOUSE SÃO PAULO

Ação interativa Memórias da Paulista

Horário 15h
*Classificação indicativa livre

Em comemoração ao aniversário da Avenida Paulista e inspirados pelo trabalho da artista Chiharu Shiota, a Japan House São Paulo convida o público a compartilhar suas memórias da Avenida Paulista em uma ação que resultará em um quadro de memórias conectadas por fios vermelhos que simbolizam os encontros e conexões entre as histórias e as pessoas. Nos dias 06 e 07/12, os visitantes poderão escrever suas memórias e depositá-las na caixa de coleta, no térreo da instituição. No dia 08/12, a partir das 15h, as memórias serão lidas e fixadas no quadro pelo público, construindo com os fios um quadro de memórias que contará a história das pessoas pela Avenida Paulista.

 

MASP

Visita guiada sobre o edifício do museu

Horário 15h
*Inscrições pelo link
*Classificação indicativa livre

Para celebrar o aniversário da avenida Paulista, o MASP realizará, no domingo, 8/12, uma visita guiada gratuita sobre o edifício do museu, criado em 1968. O passeio começa às 15h e será comandado por Guilherme Giufrida, assistente curatorial no MASP, que levará ao público temas como a história do edifício do MASP na avenida Paulista, curiosidades sobre os diferentes espaços do prédio e os vários significados deste projeto icônico presente há mais 50 anos na cidade de São Paulo.

Depois da visita, os participantes ficarão à vontade para ver as exposições em cartaz do museu “Anna Bella Geiger: Brasil nativo/Brasil alienígena”, “Acervo em Transformação: Museum of Contemporary Art Chicago no MASP” e “Sala de vídeo: Laure Prouvost”.

Durante todo o dia 8/12, o livro “O MASP de Lina”, lançado recentemente, terá desconto e sairá de R$ 139 por R$ 100. A publicação bilíngue traz textos de autores nacionais e internacionais, especialistas no trabalho de Lina Bo Bardi, arquiteta que projetou o prédio do museu, além de ensaios fotográficos inéditos de artistas brasileiras.

SESC AVENIDA PAULISTA

Exposição Anna Bella Geiger: Brasil Nativo/Brasil Alienígena

Programação até 1 de março de 2020
Horário 10h às 21h30 (terça a sábado) | 10h às 18h30 (domingos e feriados)
Participação gratuita e sem necessidade de ingresso
Curadoria Adriano Pedrosa e Tomás Toledo
*Classificação indicativa livre
*Agendamento de grupos [email protected]

Numa correalização entre Sesc e MASP, a exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger aborda diversos períodos de sua trajetória, incluindo trabalhos desde 1950 até 2000. O trabalho “Brasil Nativo/Brasil Alienígena” é utilizado como eixo condutor da mostra. O Sesc Avenida Paulista apresenta a remontagem de três instalações audiovisuais históricas da artista: “Friso, Mesa e Vídeos Macios”, de 1981; “Circumambulatio”, de 1972; e “Indiferenciados”, elaborado em 2001. As instalações são complementadas com vídeos que exibem trabalhos de diferentes períodos da artista.

Das Histórias Engavetadas

Local 5º andar – Arte I
Horário 14h às 16h
Participação gratuita | entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência
Mediação Caroline Ramos
*Classificação indicativa a partir de 5 anos

Programação integrada à exposição. A oficina convida os participantes a criarem suas próprias histórias a partir de objetos encontrados em gaveteiros.

Bolo de Rolo

Local 13º andar – Arte II
Horário 17h30 às 18h30
Participação gratuita e sem necessidade de ingresso
Criação e direção Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira.
*Classificação indicativa livre

Inspirado na tradição das festas populares brasileiras, espetáculo convida o público a dançar junto ritmos como forró, coco, maracatu, baque virado e ciranda.

Ô Lá em Casa

Cursos, oficinas e outras atividades para criar, costurar e construir objetos para usar em casa.

Programação para Sistemas de Automação
Local 4º andar – Tecnologias e Artes
Horário 10h30 às 13h
Participação gratuita | inscrição com 1h de antecedência no local
Mediação Maraiza Adami
*Classificação indicativa 16 anos

Origami Utilitário

Local 4º andar – Tecnologias e Artes
Horário 14h30 às 16h30
Participação gratuita | entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência
Mediação Daniel Seda
*Classificação indicativa 16 anos

Customização de utilitários para crianças

Local 4º andar – Tecnologias e Artes
Horário (Turma 1) 15h às 16h | (Turma 2) 17h às 18h
Participação gratuita | entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência *Classificação indicativa 5 anos

Semana Modos de Acessar

Discute a acessibilidade atitudinal e a sua importância para o pleno exercício da cidadania das pessoas com deficiência.

Poemas e outros bichos

Local Térreo – Praça
Horário 17h30 às 18h30
Participação gratuita | inscrição com 1h de antecedência no local
*Classificação indicativa livre
*Acessibilidade com libras

Espetáculo musical criado para as crianças surdas, cegas, ouvintes e videntes se divertirem com os poemas musicados e coreografados do livro homônimo, de Cintia Alves. Com Grupo Grão.

Literatura: Alerta de Spoiler!

Local 15º andar – Biblioteca
Horário 10h às 18h30
Participação gratuita | sem retirada de ingressos
Curadoria de Jorge Filholini

Autores e artistas dão dicas de livros aos leitores por meio de “spoilers” literários.

Turismo Social: Ações Patrimoniais Artísticas: Uma Paulista, Diferentes Vistas

Local de encontro térreo
Horário 14h30 às 17h30
Participação gratuita | Vagas limitadas, entrega de ingressos no local com 1 hora de antecedência na Loja Sesc (2º andar)
*Classificação indicativa 10 anos

O passeio apresentará um recorte da paisagem urbana da avenida com guia bilíngue.

Ação para Cidadania: Linhas e Traçados –  Mostra resultante do curso “Encontros de Criação Eles e Elas”

Local 2º andar – Central de Relacionamento
Horário 10h às 22h
Participação gratuita | sem retirada de ingressos