Participe do evento “Mulheres: da casa à cidade – Direitos e Cidadania em tempos de pandemia”

Promovido pelo CAU/BR, o encontro acontece na próxima sexta-feira (19) e reúne renomadas figuras femininas multidisciplinares para debater sobre a realidade feminina, sobretudo com o advento pandêmico, a partir do ponto de vista da arquitetura

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) realiza, no dia 19 de março, próxima sexta-feira, o evento remoto “Mulheres: da casa à cidade – Direitos e Cidadania em tempos de pandemia” como parte integrante do II Ciclo de Debates Cidades Inclusivas, também organizado pela entidade, e da programação comemorativa do Dia Internacional da Mulher, conforme considerado pela Câmara dos Deputados.

O objetivo é apresentar, sob a perspectiva da arquitetura, a realidade feminina nas cidades, com destaque para o momento de crises advindo da situação pandêmica da Covid-19. Nesse interim, o roteiro congrega renomadas profissionais de diferentes setores de formação para discutir o assunto com abrangência, em falas que perpassam pelas relações entre espaço público e privado, cotidiano, mobilidade urbana, contágio do vírus, e mais, sempre pelo viés de “direito à cidade”.

A programação se configura nos seguintes quadros:

Abertura

Apresentação do vídeo “Equidade no cotidiano da Arquitetura e Urbanismo” (produção CAU/BR)

Falas de convidadas

  • Tereza Nelma, Deputada Federal (PSDB – AL) e 1ª Coordenadora Adjunta da Coordenadoria do Direitos da Mulher – Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados
  • Nadia Somekh, Arquiteta e Urbanista Presidente do CAU/BR
  • Ana Maria Reis de Goes Monteiro, Arquiteta e Urbanista representante do Colegiado Permanente da Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas

* Condução do evento por Ângela Amin, Deputada Federal (PP-SC)

Palestras

  • Tema 1: Apresentação do guia “Gênero e Cidades: Guia Prático e Interseccional para Cidades mais inclusivas”
    Com Clémentine Tribouillard, Especialista em Desenvolvimento Urbano e Habitação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
  • Tema 2: “A Importância da Política Urbana com Perspectiva de Gênero e a Cidade”
    Com
    Ares Gàbas – Chefe do Departamento de Resiliência Urbana, Gerência Adjunta de Mobilidade e Infraestruturas, Ecologia Urbana do Ajuntamento de Barcelona, Espanha)
  • Tema 3: “A importância dos parques para o cotidiano das mulheres”
    Com
    Cláudia Valenzuela, Chefe da Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), no Brasil
    * Este tema será baseado na publicação, elaborada pela UNOPS, com o título: “Parques para Todas e Todos”. É um guia para inspirar a construção e manutenção de espaços com mais diversidade, a partir da inserção da perspectiva de gênero em parques urbanos, traçando diretrizes, sugestões e ideias para começar a pensar em parques que considerem as necessidades de todas e todos
  • Tema 4: “Cartografia da Covid19 e a mulher no DF”
    Com
    Carolina Pescatori, pesquisadora do Observatório Amar É Linha
    * O Observatório Amar É Linha é um grupo de pesquisa ligado à Universidade de Brasília (UnB) que estuda e georreferencia os impactos da pandemia da Covid-19 sob o recorte de gênero. A pesquisa tangencia as esferas do trabalho, da reprodução social, da apropriação dos espaços públicos, do acesso aos serviços de saúde, do lazer e autocuidado e da mobilidade urbana

 

O evento conta com o apoio da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, do CAU/DF e das entidades que formam o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU): ABAP, ABEA, AsBEA, FNA, IAB e FeNEA.

 

Mulheres: da casa à cidade – Direitos e Cidadania em tempos de pandemia
Local Transmissão pelos ZOOM; E-democracia da Câmara dos Deputados; TV Câmara; e canais do YouTube da Câmara e do CAU/BR
Data 19 de março (sexta-feira)
Horário 15h às 16h30
Inscrição através do link

 

Sobre as convidadas e palestrantes


Tereza Nelma é psicóloga, especialista em Educação Especial e lecionou na rede pública de ensino. Ela presidiu, por dez anos, a Associação Pestalozzi de Maceió, transformando-a na maior e mais moderna do nordeste. Foi vereadora por quatro mandatos pela Câmara Municipal de Maceió, tendo sido, em 2016, a vereadora mais votada, proporcionalmente, nas capitais brasileiras. Dentro da Câmara dos Deputados, continua atuante na defesa das minorias, sendo Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e atuando em quatro comissões permanentes: Comissão de Seguridade Social e Família, Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Comissão dos Direitos da Mulher e Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa. Hoje é Deputada Federal (PSDB – AL) e 1ª Coordenadora Adjunta da Coordenadoria do Direitos da Mulher – Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

 


Nadia Somekh é professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e conselheira da União Internacional de Arquitetos – UIA (2017). Na cidade de São Paulo foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (2013-2016). Ganhou do governo francês a Palma Acadêmica (2018) e é professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris. Foi conselheira federal do CAU/BR, gestão 2018-2020. Atualmente é presidente do CAU/BR, a primeira mulher a ocupar o cargo.

 


Ana Maria Reis de Goes Monteiro é docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Desde 2012 é diretora da ABEA – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, sendo sua vice-presidente na gestão 2017-2019 e sua atual presidente (2020-2021). Entre 2016 e 2018 foi diretora do Centro de Memória (CMU/UNICAMP). Na pós-graduação atua no programa Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Atualmente é representante do Colegiado Permanente da Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas.

 


Angela Amin iniciou sua trajetória política ao ser eleita vereadora em Florianópolis em 1988. Depois foi duas vezes deputada federal 1991-1995 e 2007-2011. Exerceu dois mandatos sucessivos como prefeita de Florianópolis (1996-2004), sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Durante sua gestão, destacou-se, por seis vezes, através de pesquisa do Instituto Datafolha, como a melhor administração municipal no ranking nacional de prefeitos de Capitais. Na área social, sua ação mereceu vários prêmios, com destaque para o do Unicef e da Abrinq (Prefeito Criança), pela redução da mortalidade e desnutrição infantil em Florianópolis. Atualmente exerce seu terceiro mandato como deputada federal por Santa Catarina.

 


Clémentine Tribouillard
é especialista na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID no Brasil desde 2018. É francesa, formada em ciências políticas, possui mestrado em Política Urbana pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris e especialização em Sociologia Urbana pela UERJ. Trabalhou por três anos na Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro no desenho de programas federais de habitação e de reabilitação de centros urbanos, antes de trabalhar por seis anos, na África, em programas de melhoria dos serviços urbanos para diversos doadores. Após o terremoto, ela viveu por cinco anos no Haiti, trabalhando na reconstrução de bairros de baixa renda e no reassentamento de famílias. Atualmente, está liderando programas de urbanização de favela, gestão de riscos, reassentamento, habitação social e cidade inteligente, com um foco particular em temas de mudanças climáticas e inclusão social. Ao longo de toda sua carreira, trabalhou com inclusão de gênero, tanto na preparação, execução e avaliação de programas, como no fortalecimento de capacidades e na gestão de conhecimento sobre o tema.

 


Ares Gàbas
tem formação em arquitetura e planejamento de espaços públicos. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento da estratégia de resiliência e implementação de projetos realizados através dos Conselhos de Resiliência (TISU) de Barcelona, município para o qual trabalha desde 2006. Antes de ingressar no Programa de Resiliência em setembro de 2012, ela atuou no 22@District Transformation Project, um processo de renovação urbana integrativa da antiga área industrial de Barcelona.

 


Claudia Valenzuela
é Diretora e Representante do UNOPS no Brasil. Na organização, lidera os temas de gestão de projetos, compras sustentáveis e infraestrutura no país. A representante atua há mais de 20 anos na área do desenvolvimento humano sustentável e possui diversificada atuação profissional nos setores governamental e privado, desempenhando diferentes cargos de gestão nas esferas nacional e internacional. Ela é mestre em Educação, especialista em gestão social, especialista em responsabilidade social corporativa e bacharel em Comunicação Social.

 


Carolina Pescatori
é arquiteta e urbanista, formada pela Universidade de Brasília (2005); mestre em Arquitetura da Paisagem pela Pennsylvania State University, EUA (2007), tendo recebido o prêmio Alma Heinz (2006) e Academic Honors of The American Society of Landscape Architects (2007); e doutora em Teoria e História do Urbanismo pela UnB (2016), com tese que recebeu menção honrosa no prêmio I Prêmio Rodrigo Simões de Teses de Doutorado – ANPUR (2017). É professora da FAU-UnB desde 2011 e do Programa de Pós-graduação da FAU-UnB desde 2017 (PPG-FAU-UnB), sendo também membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR, 2019-2021) e editora-chefe da Revista Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. Além disso, integra a equipe da pesquisa Cartografia da Covid-19 a partir da notificação das mulheres no Distrito Federal.

Saiba mais na Revista PROJETO

CAU/BR segue pela promoção da equidade de gênero na Arquitetura e Urbanismo