Vista aérea do Parlamento Europeu a partir da Praça de Luxemburgo © European Union

Parlamento Europeu, em Bruxelas, lança concurso internacional de arquitetura

O objetivo é revitalizar e ampliar o edifício que abriga a Câmara de reuniões entre os representantes dos países membros. As inscrições estão abertas (até 9 de julho) para equipes multidisciplinares lideradas por arquitetos e o Brasil faz parte da lista dos países não europeus autorizados a concorrer.

O Parlamento Europeu, oficialmente sediado em Estrasburgo (França) mas operante também em Bruxelas (Bélgica), lançou em 26 de maio um concurso internacional de arquitetura para a renovação do seu edifício de plenária (Edifício Paul-Henri SPAAK), inserido no complexo da instituição na capital belga, onde interagem 10 edificações em 665 mil metros quadrados de área. Equipes brasileiras multidisciplinares (arquitetos, engenheiros e especialistas em meio ambiente e sustentabilidade) estão autorizadas a participar do certame, que inicia com uma fase de pré-qualificação dos concorrentes (prazo para inscrição: 9 de julho de 2020). A previsão é de que até setembro os candidatos qualificados sejam informados pelos organizadores e de que em meados de fevereiro ou início de março divulgue-se o resultado final. Além do vencedor, serão nomeados até o 5º prêmio, com premiações que vão de 120 mil euros a 40 mil euros, somadas aos 75 mil euros a serem pagos a todos os participantes que entregarem projetos completos (no mínimo 12 e no máximo 15 qualificados na fase inicial do concurso). Até abril de 2021 espera-se concluir a contratação do vencedor que, então, terá o prazo de 12 meses para finalizar o seu projeto.

Atualmente, o Edifício Paul-Henri SPAAK possui cerca de 85 mil metros quadrados de área bruta e o escopo da competição é revitalizá-lo e ampliá-lo nos limites das restrições urbanísticas vigentes no local. Trata-se da edificação principal do Parlamento Europeu em Bruxelas, no qual, além da Câmara, existem também as instalações para a realização de reuniões de comissões parlamentares, a organização de conferências de imprensa e recepção aos visitantes. Conectividade com o entorno (o Parlamento Europeu é vizinho ao Parque Leopold, em Bruxelas, e faz a transição entre duas zonas urbanas distintas), desempenho da função de hub cultural, flexibilidade de uso e sustentabilidade são prerrogativas a serem atendidas nos projetos arquitetônicos.

O júri da competição será composto pelos arquitetos Kazuyo Sejima, Carme Pigem, Dimitri Tenezakis, Dorte Mandrup, Kristiaan Borret, Manuelle Gautrand e Marilyne Andersen, além de autoridades locais: Rainer Wieland, Pedro Silva Pereira, Rudy Vervoort e Bety Waknine. A estimativa inicial é de que a intervenção objeto do concurso custe até 310 milhões de euros, mas o orçamento será atualizado durante a fase de desenvolvimento dos projetos arquitetônicos. As inscrições devem ser feitas através do site: https://www.european-parliament-design-competition.eu.