Pacaembu se despede com ocupação artística antes de reforma

A partir de amanhã (10/12), o famoso estádio paulistano abre as portas com a mostra ‘Arte em Campo’ e despede-se do público para ingressar em seu longo processo de reforma previsto para durar até 2023

O estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo, recebe a mostra ‘Arte em Campo’ entre os próximos dias 10 e 17 de dezembro como último evento aberto e gratuito antecessor ao fechamento dos portões para as obras de restauração e modernização, calculadas para finalizarem apenas em meados de 2023.

A partir de agendamento on-line, o visitante poderá contemplar, a partir do projeto expográfico idealizado pelos arquitetos Sol Camacho e Alvaro Razuk, esculturas e instalações artísticas assinadas por 25 galerias e 53 artistas, que irão ocupar gramado, quadras de tênis, ginásio poliesportivo e piscina – ou seja, sempre ao ar livre ou em espaços amplos e arejados. Serão oito dias de exposição, nos quais os organizadores preveem cerca de até 300 visitantes diários, repletos por produções de artistas renomados nacional e internacionalmente – cita-se: Tomie Ohtake, Emanoel Araújo, Amilcar de Castro, Ernesto Neto e André Komatsu, além de trabalhos feitos especialmente para a ocupação pelos artistas Deyson Gilbert e Erica Ferrari, Paulo Nazareth, Wagner Malta Tavares.

“Passamos por um ano que ninguém poderia prever [por causa da pandemia ocasionada pelo Covid-19]. O campo de futebol cedeu lugar a um hospital de campanha e ficamos fechados à população a maior parte do ano. Nossos planos mudaram e adiantamos a preparação do complexo paras as obras. Queremos encerrar 2020 trazendo as pessoas de volta, ainda que só por uma semana. Seguiremos todos os protocolos de segurança e as orientações das autoridades sanitárias”, afirma Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, responsável pelo complexo e pela inciativa que leva o nome de ‘Arte em Campo’.

Com obras monumentais, destacam-se Franz Weissmann, criador da escultura “Pinça”, a ser posicionada no campo de futebol numa instalação com mais de 5 metros de altura, além de JR, artista francês responsável pelo lambe-lambe que já se caracteriza como um dos maiores da América Latina.

Trata-se de um exercício de ocupação colaborativo, no qual artistas e galeristas tiveram a liberdade de propor suas ideias e de como apresentar os trabalhos. Vamos celebrar a retomada do conceito original do Pacaembu como espaço também de cultura e lazer”, pontua Ulisses Cohn, diretor da Dan Galeria, que expõe no evento.

Sabe-se que o Pacaembu passará por amplas modificações, nas quais se pontuam a demolição da arquibancada sul (conhecida como tobogã) que, atualmente, pode receber 10.246 torcedores, mas que, no futuro, passará a abrigar um centro de convivência e de eventos. Ainda, abaixo da arquibancada lateral (setor de cadeiras laranjas) será construída uma arena de e-sports com capacidade para 2 mil pessoas.

Ocupação ‘Arte em campo’
Local
Estádio Pacaembu (entrada pela Praça Charles Miller)
Endereço Praça Charles Miller – Pacaembu, São Paulo
Período 10 a 17 de dezembro de 2021
Horário 10h às 18h
Estacionamento Rua Capivari, s/n, portão 23 (R$ 25,00)
Entrada gratuita com agendamento prévio pela plataforma Sympla