ONU-Habitat e Prefeitura de São Paulo celebram acordo de cooperação

O objetivo é impulsionar a implementação da Agenda 2030 por meio de cooperação internacional com foco em espaços públicos e verdes, bem como projetos junto à população em situação de rua

O Programa das Nações Unidas Para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), junto a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), celebraram, no último 15 de setembro, o acordo de cooperação para o desenvolvimento urbano inclusivo e sustentável, que busca fomentar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

No documento, a parceria entre a Prefeitura de São Paulo, representada pela SMRI, e o ONU-Habitat expressam foco especial na realização de projetos relacionados à gestão de espaços públicos e verdes, à ação contra as mudanças climáticas, e à intenção de realizar projetos junto à população em situação de rua.

A parceria foi celebrada durante cerimônia on-line, que contou com a participação da Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, do Secretário-Executivo de Gestão de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas, do Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, e da Secretária-Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias, Vivian Satiro. Participaram, pelo ONU-Habitat, o Representante Regional para América Latina e Caribe, Elkin Velasquez, e o Oficial Sênior Internacional para Brasil e Cone Sul, Alain Grimard.

Durante a abertura, a Secretária Marta Suplicy destacou a importância de divulgar o que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e reforçou que parceria tem foco na realização de projetos relacionados à população em situação de rua, a serem implementados e executados no âmbito do Programa Reencontro, liderado pela Secretaria de Governo.

Em seguida, corroboraram entre si o Secretário-Executivo Alexis Vargas e o Chefe de Gabinete Rodrigo Ravena, certos de que a parceria será ferramenta de importante contribuição para o desenvolvimento sustentável da capital paulista. Em sua fala, a Secretária-Executiva Vivian Satiro destacou que o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11), que direciona a cooperação, está presente em 24 das 77 metas do Programa de Metas do município.

Já ao Representante para América Latina e Caribe do ONU-Habitat, Elkin Velasquez, o acordo de cooperação se demonstra estratégico por tornar o município paulista uma referência ao avanço de demais cidades brasileiras e América Latina, trazendo visibilidade às ações ambientais e sociais da capital paulista com “bons exemplos e determinações”.

No encerramento, o Oficial Sênior Internacional para Brasil e Cone Sul do ONU-Habitat, Alain Grimard, ressaltou que a cooperação é inédita ao desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo em São Paulo, o que demonstra vanguardismo do município.

 

Sobre o ONU Habitat

O Programa das Nações Unidas Para os Assentos Humanos (ONU-Habitat) é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada aos assentamentos humanos. Em parceria com governos locais e regionais, a agência tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável para cidades mais justas, igualitárias e verdes.

Presente em mais de 90 países, tem atuação de destaque nas áreas de planejamento urbano local e metropolitano, assentamentos urbanos informais, mobilidade urbana, acesso à água e saneamento básico, gestão de resíduos, mudanças climáticas e resiliência, dentre outros temas.