Friedrich Bayer, em São Paulo, assinada por LoebCapote Arquitetura e Urbanismo © Paulo Pereira

O destaque brasileiro no IAI Design Award 2020-2021

Consagrada como uma das mais importantes premiações de arquitetura e design da Ásia, a competição elencou três projetos nacionais às categorias ‘Best Architecture’, ‘Jury Special Award’ e ‘Most Creativity’. Confira!

Desde 2006, o IAI Design Award segue com a tradição de reconhecer arquitetos, designers, instituições e organizações que fizeram contribuições notáveis ao setor, sobretudo aquelas calcadas no desenvolvimento da técnica, do conhecimento e do ambiente construído. Nesta que se faz como sua 13ª edição, o certame anuncia o resultado onde se destaca a participação brasileira – no total, três projetos de escritórios nacionais foram congratulados pela comenda.

Dentre as sete categorias, aquelas por título ‘Best Architecture’, ‘Jury Special Award’ e ‘Most Creativity’ elencam os renomados LoebCapote, Marcelo Rosenbaum e Laurent Troost, respectivamente, para receberem as honrarias da edição, segundo a assertividade dos projetos ao atenderem critérios como inovação, conceito de design e criatividade, funcionalidade, concepção estética, eficiência energética, proteção ambiental, sustentabilidade e responsabilidade social.

Os trabalhos são analisados pela comissão julgadora composta por especialistas de múltiplas áreas profissionais, mutável a cada edição. Neste ano, dentre outros, destaca-se Tonghe Xing, Adam Chen, Zhong Wang e Oskar Ho (China); Khaled Bouharrour (Alemanha); Andrea Destefanis e Filippo Gabbiani (Itália); Giancarlo Mazzanti Sierra (Colômbia); bem como o arquiteto brasileiro Fernando Brandão, presidente do júri e responsável pela indicação dos três premiados nacionais.

Com familiaridade à cultura chinesa, Brandão coordena ambas as sedes de seu escritório – Fernando Brandão Arquitetura + Design, no Brasil, e DeTao Brandao Studio Architecture and Design em Shanghai China desde 2012 -, sendo também professor da Detao Masters Academy na SIVA ( Shanghai Institute of Visual Arts ) parceira das universidades Fudan University Shanghai e a Peking University. Autor de mais de dois mil projetos de arquitetura e design. Detentor de inúmeros prêmios nacionais e internacionais, Brandão foi novamente reconhecido pela AD Magazine China, em 2019, ao ser listado como um dos cem arquitetos mais influentes da China.

 

É um privilégio ser o único brasileiro pertencente a Asia Pacific Designers Federation. Indiquei brasileiros que ‘saem da caixinha’, que produzem uma arquitetura lúdica com identidade e humanidade… Critérios de avaliação do prêmio em que acredito e que incluo em meus trabalhos”, revela o arquiteto.

 

Conheça os projetos brasileiros premiados!

 

IAI Best Architecture Award

Ponte Friedrich Bayer, São Paulo
Autor
LoebCapote Arquitetura e Urbanismo

 

 

IAI Jury Special Award

Escola de Gastronomia do Mercado Central de Belo Horizonte, Minas Gerais
Autor
Marcelo Rosenbaum + Mach Arquitetos
[Saiba mais sobre a obra em revista PROJETO]

 

 

IAI Most Creativity Award

Edifício Manga, Manaus
Autor
Laurent Troost
[Saiba mais sobre a obra em revista PROJETO]