© Joel Nogueira / Via VEJA São Paulo/Fotoarena/Divulgação (2014)

Novos acessos e Centros Abertos são implantados no Minhocão SP

As inserções estão previstas para serem finalizadas ainda neste mês de abril com a finalidade de possibilitar conexões de pedestres entre o nível da rua e o Elevado

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e São Paulo Urbanismo, deu início à instalação dos dois primeiros acessos de pedestres ao Elevado João Goulart (Minhocão), que intencionam conectar os novos espaços de convívio dos Centros Abertos da Amaral Gurgel e Marechal Deodoro à área superior da via. Os acessos tendem a ser finalizados neste mês de abril.

São escadas de estrutura metálica que estarão implantadas, em princípio, por até dois anos – paralelamente, estudam-se as condições para instalação de outros acessos definitivos ao longo do elevado.

 

Escada de acesso Amaral Gurgel © Via SMUL

 

Além de tais estruturas, somam-se à intervenção mais dois Centros Abertos nos baixios do Minhocão – a saber, a unidade Marechal Deodoro, concluída em outubro de 2020, e a unidade Amaral Gurgel, finalizada em dezembro do mesmo ano -, onde estão mobiliários urbanos que estimulam permanência, como bancos, mesas de piquenique, brinquedos e equipamentos de ginástica.

Sabe-se que o custo estimado para implantação de ambas as unidades totaliza cerca de R$ 1,8 mi, e a abertura à população depende do avanço da cidade no Plano SP e das condições pandêmicas.

A instalação do Centro Aberto tem o objetivo de ampliar a apropriação do espaço pela população, a partir de uma série de intervenções características do programa, tais como instalação de assentos, pinturas lúdicas para as crianças, equipamentos de ginástica e mesa de pingue-pongue”, aponta o descritivo.

Justifica-se a escolha dos dois pontos pelas características urbanas neles encontradas. A Praça Marechal Deodoro está localizada em área estratégica associada ao Minhocão, onde há intenso encontro da população, sobretudo, por estar próxima à estação de metrô homônima; já o Terminal Amaral Gurgel é caracterizado pela presença do terminal de ônibus e pela proximidade à Estação do Metrô Santa Cecília, de igual fluxo de pedestres.

Também foi iniciada a instalação de gradis na parte superior do Elevado e portões de controle de acesso, que se abrem de acordo com os horários de funcionamento do espaço, de segunda a sexta-feira e durante os finais de semana, a partir das 20h.

Saiba mais na revista PROJETO

Futuro do Minhocão novamente em pauta na Câmara Municipal

Arquitetos dão opinião sobre Parque Minhocão em São Paulo