Com 542 metros altura, o novo World Trade Center, construído em Nova York, acaba de ser eleito o arranha-céu mais alto do continente americano, desbancando a Willis Tower, de Chicago, antiga detentora do título, que conta com 442 metros de altura.
Em meio a controvérsias, a decisão foi tomada pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH), após um grupo internacional de arquitetos determinar que a estrutura em formato de agulha no topo da construção deve ser contabilizada à altura total do prédio.
“Embora o pináculo esteja sem revestimento, ainda pode se ver que é um elemento arquitetônico”, afirmou o diretor-executivo do conselho, Anthony Wood.
Durante anúncio oficial, o CTBUH também declarou que o One World Trade Center é o terceiro edifício mais alto do mundo, atrás apenas da torre Burj Khalifa, em Dubai, de 828 metros, e as Torres Abraj al Bait de Meca, na Arábia Saudita, com 601 metros.
Ainda em fase final de construção, o novo arranha-céu está previsto para ser inaugurado ainda no primeiro semestre de 2014.