Novo programa fomenta projetos que discutem cidades e emergências climáticas

Por iniciativa do BDMG Cultural, o Urbe Urge está com inscrições abertas e busca por coletivos das áreas de arquitetura, urbanismo e design, que desenvolvam pesquisas atentas à regeneração ambiental

O Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG Cultural) abre inscrições para o programa Urbe Urge, iniciativa que visa expandir as pesquisas e o desenvolvimento de projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo e design em resposta aos desafios impostos pela emergência climática. O programa é voltado a arquitetos, urbanistas e designers em confluência com outros campos do conhecimento e saberes tradicionais e populares. As inscrições do edital ocorrem gratuitamente de 5 de abril a 5 de maio de 2021, por meio do site bdmgcultural.mg.gov.br.

Idealizado pelo BDMG Cultural com o apoio do Cosmópolis, grupo de pesquisa da Escola de Arquitetura e Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o programa Urbe Urge fomentará a formação de seis coletivos com três integrantes cada, sendo pelo menos um deles arquiteto, urbanista ou designer, e os demais de qualquer área do conhecimento e/ou saberes, inclusive tradicionais ou populares.

A proposta do BDMG Cultural, com este programa, é ampliar as possibilidades de criação de projetos no âmbito das cidades, entendendo arquitetura, urbanismo e design em uma perspectiva cultural e fomentando respostas aos desafios impostos pela emergência climática. Entendemos que não é possível este enfrentamento sem que saberes diversos estejam na experimentação de soluções e sem que olhemos para aquilo que é mais urgente hoje nas urbes. Por isso, estamos propondo que coletivos se organizem para a inscrição sempre considerando uma formação transdisciplinar e incluindo diferentes perspectivas”, aponta Gabriela Moulin, diretora-presidente do BDMG Cultural.

A diretora do Instituto ressalta ainda a importância do programa em sua conexão com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, especialmente os objetivos 11, que trata de cidades e comunidades sustentáveis; e o 13,  sobre ações contra a mudança global do clima.

“Neste momento em que a urbanização se faz planetária e que a humanidade se tornou uma força geológica capaz de alterar profundamente os ciclos termodinâmicos da Terra, é urgente reinventar o modo de vida urbano e ensaiar outras formas de coexistência entre humanos e animais e plantas, entre as cidades, as florestas, os rios, as montanhas. Mas também urge projetar, com os pés no chão e com os povos e as ciências da terra, as condições de habitabilidade para o futuro. O programa Urbe Urge é uma iniciativa única nesse sentido de fomentar confluências e por apostar que a arquitetura, o urbanismo e o design, apesar de suas profundas implicações e responsabilidades com a emergência climática, podem ser práticas cruciais no processo inadiável de regeneração ambiental, reparação sensível na cura da terra e no cuidado com a Terra”, complementa Wellington Cançado, professor da UFMG e pesquisador do Cosmópolis.

Os coletivos terão a oportunidade de desenvolver seus projetos em interlocução com pensadores e artistas indígenas, lideranças comunitárias, cientistas do clima, pesquisadores do Antropoceno, críticos e curadores, além de arquitetos, urbanistas e designers engajados no enfrentamento da emergência climática. Ao todo serão doze interlocutores convidados de dentro e fora do Estado de Minas Gerais, que participarão de imersões quinzenais com os bolsistas selecionados e farão lives públicas abertas a todas e todos no Youtube do BDMG Cultural.

Cada integrante do programa receberá uma bolsa mensal de R$ 1.500 durante seis meses e terá seu projeto acompanhado pelos interlocutores e pelos integrantes do Cosmópolis. A seleção contará com três etapas e o resultado será divulgado no dia 20 de maio de 2021, via site e redes sociais do BDMG Cultural.

O programa Urbe Urge também ganhará uma plataforma digital exclusiva para abrigar os processos de pesquisa e criação – textos, vídeos, áudios, fotos, mapas, desenhos, relatos, anotações, dentre outros meios –, para apresentação dos projetos e disponibilização do conhecimento gerado pelo programa com a toda a sociedade.]

 

Lançamento do edital do programa Urbe Urge
Período de inscrições
5 de abril a 5 de maio de 2021
Inscrições gratuitas pelo site bdmgcultural.mg.gov.br