Novo livro da Pitá Arquitetura explora em detalhes Edifício Itália

Como tema central da publicação, o marco arquitetônico de São Paulo é também chave para examinar o Centro Novo da cidade sob aspectos da história social, urbanística, legal e arquitetural

Popularmente conhecido como Edifício Itália, o Edifício Circolo Italiano integra não somente a importante Avenida Ipiranga, em São Paulo, mas também o portfólio de um dos mais consagrados arquitetos mundiais, Franz Heep. Sua intensa produção na cidade, dentre as décadas de 1950 e 1960, proporcionou inúmeras construções de estimado valor à arquitetura paulistana e, neste interim, a recente publicação “Edifício Itália” busca conduzir o leitor pela arquitetura destes período e local, através de uma abordagem detalhada do arranha-céu.

Produzido pela Pitá Arquitetura – que há pouco transferiu a sede do escritório para o edifício -, o livro inicia seu enredo pela presença da comunidade italiana em São Paulo, passando pelos meandros do concurso que elegeu o projeto de Franz Heep para abrigar o Circolo Italiano da cidade. As ricas narrativas ganham ainda mais significado pelo acervo de 190 imagens que as acompanham – fotografias, plantas de arquitetura e ilustrações – e, juntos, examinam o Centro Novo da cidade sob aspectos da história social, urbanística, legal e arquitetônica da época.

Vale enfatizar que a publicação conta com texto de Keila Prado Costa (FFLCH-USP e KPMO) – com detalhes inéditos da pesquisa de Anat Falbel -, orelha escrita pelo professor doutor Paulo Bruna (FAU-USP), direção artística e iconográfica de Marcello de Oliveira, e prefácio do professor doutor José Eduardo de Assis Lefèvre (FAU-USP). Todo o preparo da edição fica a cargo de KPMO Cultura e Arte, com apoio da Refúgios Urbanos.

Adquira o seu exemplar de maneira online na loja oficial da Revista PROJETO!

 

 

Edifício Itália
Produção
Pitá Arquitetura
Apoio Refúgios Urbanos
Edição KPMO Cultura e Arte
Textos Anat Falbel e Keila Prado Costa
Orelha Paulo Bruna
Prefácio José Eduardo de Assis Lefèvre
Direção de arte e iconografia Marcello de Oliveira
Ano 2020
Número de páginas 176
Medidas 23×28 centímetros