(Imagem: cortesia Stefano Boeri Architetti China)

Novo Centro de Reabilitação na China é assinado por Stefano Boeri Architetti

Vencedor do concurso internacional, o conjunto da obra se destaca promissor aos tratamentos pela combinação de arquitetura e biodiversidade

O escritório Stefano Boeri Architetti (SBA) foi anunciado vencedor do concurso internacional para a construção do maior Centro de Reabilitação de Shenzhen, cidade chinesa. Conduzido pela filial no país, o Stefano Boeri Architetti China – a sede de fundação localiza-se em Milão (ITA) -, a proposta passou pelo crivo do júri composto por figuras locais e internacionais, como Peter Cook e Sou Fujimoto, e está programada para construção nos próximos três anos.

Localizado no sudeste da China, em uma área atualmente em desenvolvimento e expansão considerável, o Centro de Reabilitação de Shenzhen se faz acessível e integrado ao tecido urbano do distrito de Longhua, onde poderá dedicar-se ao acolhimento de pessoas com deficiência entre 16 e 60 anos: “O centro de reabilitação poderá misturar natureza e paisagem destacando maturidade, segurança e acolhimento locais”, pontua Xu Yibo, sócio da SBA China.

Reconhecido por sua abordagem inovadora em questões de tratamentos, o centro será o pioneiro na inclusão e coesão social para deficientes na China. Aliás, a proposta foi justamente escolhida em virtude de seus aspectos inovadores em relação à problemática, combinando integração de espaços verdes em continuidade às diferentes funções que o edifício apresenta – incluindo uma estrutura que se atenta aos arredores da cidade.

Nosso projeto abre uma nova perspectiva sobre a arquitetura de grandes centros de reabilitação. Isso ocorre, em primeiro lugar, porque percebe o conceito de incapacidade motora e/ou cognitiva (…) como uma condição comum a todos nós, mesmo que apenas durante uma fase de nossas vidas. Segundo, oferece uma ideia de acessibilidade total a espaços e serviços de reabilitação. [Por fim], ao reconhecer a extraordinária qualidade terapêutica da vegetação e da natureza, oferece uma quantidade surpreendente de espaços verdes e abertos acessíveis, dedicados a todos os diferentes tipos de reabilitação” – Stefano Boeri, fundador da SBA.

Incluindo uma ampla gama de funções, como reabilitação, treinamento, atividades recreativas e artísticas, acomodações, educação, espaços de trabalho e um museu, o projeto piloto também congrega uma central esportivo. Com o objetivo de dar suporte aos pacientes em sua vida cotidiana, o Centro de Reabilitação oferece um espaço para competições, treinamentos (individual e em grupo) e inúmeras estruturas para cursos direcionados a diversas deficiências. Por outro lado, ao abrigar espécies vegetais nativas, os jardins terapêuticos são continuidade do parque público adjacente, fortalecendo o relacionamento entre interior e exterior.

O projeto combina aspectos que ainda não foram investigados em um centro de reabilitação chinês. Isso inclui uma arquitetura inovadora e tranquilizadora, que preza pela integração de espaços verdes em continuidade com suas diferentes funções e níveis. O desejo, compartilhado com as próprias autoridades locais, é criar um novo modelo” – Pietro Chiodi, diretor de projetos de arquitetura da SBA China.

 

Ficha Técnica

Centro de Reabilitação para Shenzhen, China
Arquitetura Stefano Boeri Architetti - Stefano Boeri, Yibo Xu, Pietro Chiodi (autores); Juan Liu, Luojia Xu, Sebastiano Cattiodoro, Mohamed Yasser Elsarif, Jinye Du, Yinxin Bao,Yitao Huang (equipe)
Conceito Luojia Xu, Sebastiano Cattiodoro
Consultor de Estruturas Lei Gu
Material Gráfico Juan Liu, Luojia Xu, Sebastiano Cattiodoro, Mohamed Yasser Elsarif, Jinye Du