Cobertura curva marca centro de saúde criado pelo Snøhetta

O novo espaço faz parte de hospital no Reino Unido e conta com distintos pátios internos

Projetado pelos arquitetos do escritório Snøhetta, o “Maggie’s Cancer Caring Centre” faz parte do hospital Forester Hill, localizado em Aberdeen, cidade escocesa conhecida por suas diversas construções à base de granito.

Concebida como um pavilhão, a fachada curvilínea de cimento branco engloba toda a área construída do centro, enquanto nos ambientes internos elementos de madeira definem os espaços. Edificado majoritariamente em planta baixa, o centro conta com uma zona intermediária dedicada à salas para realização de oficinas.

De acordo com os arquitetos responsáveis, textura e corte em grande escala dos campos existentes nos arredores do hospital inspiraram as formas do projeto. Para marcar a entrada principal, foram plantadas árvores de faia, que contrastam com as espécies da região.

Coberto por superfícies de texturas diferene cociadas, um pátio ao ar livre funciona como ponto de encontro do centro, que não é uma unidade de tratamento de câncer, porém, um lugar voltado à pessoas que precisam de orientação e buscam se reunir para discutir o tema.