Carla Juaçaba projeta capela para Vaticano na Bienal de Veneza

Juntamente a outros nove profissionais de todo o mundo - incluindo Eduardo Souto de Moura e Norman Foster - a arquiteta brasileira criou uma capela para a primeira participação do Vaticano no evento


Imagem: Divulgação / Carla Juaçaba

Em sua 16a edição, a Bienal de Arquitetura de Veneza contará com a participação inédita do Vaticano. Este ano, um grupo de dez profissionais mundiais será responsável pelos projetos de dez capelas. A arquiteta Carla Juaçaba é a única brasileira convidada a compor a lista.

Entre os selecionados, também estão os arquitetos premiados com o Pritzker Eduardo Souto de Moura (Portugal) e Norman Foster (Inglaterra), os sul-americanos Smiljan Radic (Chile) e Javier Corvalán (Paraguai), além de Flores & Prats (Espanha), Francesco Celini (Itália), Sean Godsell (Austrália), Andrew Berman (Estados Unidos) e Teronobu Fujimori (Japão). A curadoria ficou a cargo de Francesco Dal Co, crítico e historiador de arquitetura e, desde 1996, editor da revista Casabella.

A capela projetada por Carla Juaçaba está perfeitamente integrada entre as águas e as árvores de Veneza, visto que a vegetação ao redor conforma uma clareira e, por consequência, o espaço do interior do projeto. O teto da construção é a própria visão do céu.

Estruturalmente, a capela é composta por quatro vigas de seção quadrada de 12 centímetros e 8 metros de comprimento, formando o conjunto da cruz na vertical e na horizontal – esta última também funciona como um banco.

O conjunto é construído sobre dormentes de concreto que distam um metro entre si, elevando a capela do nível do chão e metrificando o conjunto como um todo. As vigas são feitas em aço inoxidável polido, transformando-as em espelhos que refletem o entorno – a capela pode desaparecer em certo momento do dia dependendo dos reflexos do sol e das árvores.

As capelas serão construídas e dispostas para visitação pública na Isla de San Giorgio Maggiore, ao lado da famosa basílica do arquiteto Andrea Palladio, de 1573. A intenção do Vaticano é que sejam desmontadas ao final do evento e reconstruídas nas comunidades italianas que sofreram com os terremotos dos últimos dois anos.

A Bienal de Arquitetura de Veneza será realizada de 26 de maio a 25 de novembro deste ano.