Kharkiv após bombardeio, em 16 de abril de 2022 (Foto: Sergey Bobok/ AFP)

Norman Foster oferta auxílio para a reconstrução de Kharkiv, na Ucrânia

Em manifesto público, o arquiteto britânico, de 86 anos, compromete-se a atuar e coordenar ativamente na recuperação da cidade ucraniana, devastada pela atual guerra russa

Na última segunda-feira (18/4), em reunião remota com Ihor Terekhov, prefeito da cidade de Kharkiv, o ilustre arquiteto britânico Norman Foster se propôs a auxiliar e coordenar a reconstrução desta que é a segunda maior cidade ucraniana, após discussões sobre a pauta no 2º Fórum de Prefeitos da ONU, em Genebra. Devastada por bombardeios russos, a localidade sofre com a perda de ao menos um quarto de sua infraestrutura, incluindo moradias, hospitais, escolas, instituições culturais e edifícios históricos, desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

Foster, com 86 anos, conhecido também pelo restauro do Palácio do Parlamento, na Alemanha, e concebido obras como o metrô de Bilbao, na Espanha, apresentou um plano de reconstrução da cidade, e afirmou que reunirá “os melhores talentos do mundo em termos de planejamento, arquitetura, design e engenharia”, para começar a trabalhar “imediatamente no renascimento da cidade”.

 

Kharkiv após bombardeio, em 16 de abril de 2022 (Foto: Sergey Bobok/ AFP)

 

Durante o encontro – do qual também fizeram parte o professor Ian Goldin, da Universidade de Oxford, e o professor Ed Glaeser, da Universidade de Harvard, juntamente com os Co-Heads da Unidade de Design, Arquitetura e Tecnologia da Fundação Norman Foster, Diego Lopez e Alberto Cendoya -, o prefeito expressou sua visão de criar uma “paisagem arquitetônica moderna”, ao mesmo tempo em que repara e preserva os edifícios e espaços públicos componentes da história e da cultura da cidade.

A primeira etapa seria então o desenho de projeto para uma “cidade do futuro”, que “combinaria a herança do passado com ecologia em infraestruturas e edifícios”. Foster inclui no programa de necessidades novos hospitais, escolas e jardins de infância, bem como escritórios (para seu setor de tecnologia emergente), e equipamentos antibombas em todos os edifícios. Em trechos da entrevista, divulgada em vídeo pelas autoridades, Terekhov declara ter visto o trabalho de Foster e assegura “querer esse estilo novo e progressista na cidade”.

 

O compromisso de Foster é por recuperar Kharkiv e dotá-la de infraestrutura e edifícios ainda mais eficientes. Na foto acima, a cidade antes dos ataques russos (Foto: Via Shutterstock)

 

A aceitação também advém do manifesto, elaborado por Foster, para o encontro com o prefeito, onde reitera o citado compromisso de reunir uma equipe de especialistas de renome mundial, que possam vislumbrar o processo de reconstrução da cidade e seu futuro, além de destacar a criação do Masterplan como o primeiro passo da reconstrução, referenciando o caso de Londres após a Segunda Guerra Mundial. Confira na íntegra:

 

O MANIFESTO DE KHARKIV

Comprometo-me a reunir as melhores mentes com as melhores habilidades de planejamento, arquitetura, design e engenharia do mundo para apoiar o renascimento da cidade de Kharkiv. No espírito de combinar uma consciência planetária com ação local, eu procuraria reunir os principais talentos ucranianos com experiência e conselhos mundiais.

O primeiro passo seria um Masterplan da cidade vinculado à região, com a ambição de combinar o patrimônio mais amado e reverenciado do passado com os elementos de infraestrutura e edifícios mais desejáveis ​​e verdes – ou seja, entregar a cidade do futuro agora e planejar sua vida décadas à frente.

No auge da pandemia, Londres atualizou um Masterplan, cujas raízes eram um plano encomendado nos dias mais sombrios da Segunda Guerra Mundial. Um Masterplan é um ato de confiança no futuro para as gerações vindouras.

Norman Foster , 18 de abril de 2022.

 

Norman Foster (Foto: Guillermo Rodriguez)

 

Sabe-se que a Foster + Partners está entre os inúmeros escritórios de arquitetura que condenaram publicamente as ações da Rússia e se retiraram de projetos no país. Aliada a tal posicionamento está a Escola de Arquitetura de Kharkiv, que, além de continuar com os programas acadêmicos através da realocação de funcionários e estudantes para Lviv, está determinada a criar uma estrutura para a reconstrução da Ucrânia no pós-guerra. Para tanto, a instituição busca colaboração internacional com instituições acadêmicas europeias e apoio intelectual de especialistas que possam ajudar a consolidar o conhecimento e a experiência profissional no país – o auxílio pode ser ofertado através do link.

 

Saiba mais na PROJETO

Categoria arquitetônica se une em prol da paz na Ucrânia