Com impressão tridimensional, Norman Foster cria modelo de habitação lunar

A Agência Espacial Europeia chamou o arquiteto Norman Foster para investigar possíveis modelos de habitação para seres humanos ocuparem o território da lua. A resposta do inglês para esse programa pouco comum são edifícios executáveis a partir da impressão tridimensional, a nova tecnologia que tem agitado a vanguarda da arquitetura mundial.

Apresentado na última quinta-feira, dia 31 de janeiro, o projeto de Foster consiste em uma residência para quatro pessoas, que garante abrigo – e água – para seus moradores em situações tão adversas quanto amplitudes térmicas de até 100 °C, chuva de meteoritos e até radição gama.

“Estamos acostumados a projetar para climas extremos e explorar os benefícios para o meio ambiente de se usar materiais locais sustentáveis”, explicou Xavier De Kestelier, do escritório de Foster. “Nossa habitação lunar segue uma lógica similar. Seu processo de criação foi único e fascinante”.

A casa estrutura-se sobre uma fundação feita com módulos tubulares associadas a um domo inflável recheado com toda a infra-estrutura necessária para se viver em uma casa. Sobre ele, a impressora tridimensional, operada virtualmente, transforma o solo lunar em material construtivo que cobre a geodésia e garante, assim, a proteção necessária para a vida sob as condições naturais da lua.