No Waste Challenge recebe inscrições globais até 1º de abril

A competição organizada pela What Design Can Do (WDCD), em parceria com a IKEA Foundation, procura por ideias inovadoras de design que se empenhem em reduzir desperdícios e repensem os ciclos de produção atual

Até o próximo 1º de abril estão abertas as inscrições de trabalhos de design para o “No Waste Challenge”, competição global que convida estudantes, designers, empreendedores e criativos a apresentarem propostas com soluções inovadoras em busca da redução de desperdícios e de remodelações dos ciclos de produção e consumo atuais.

Organizado pela What Design Can Do (WDCD), em parceria com a IKEA Foundation, o desafio se pretende, portanto, em abordar o impacto dos resíduos nas mudanças climáticas. “Embora nos concentremos em redesenhar todo o sistema a longo prazo, também podemos causar um impacto imediato comprando menos coisas, fabricando produtos melhores e reutilizando ou reciclando materiais. É por isso que procuramos soluções estimulantes e orientadas pelo design em várias escalas. As propostas devem responder a um dos três eixos de design: explorar maneiras de Extrair Menos, Produzir Bem e Descartar Melhor”, aponta o descritivo.

Apesar da causa apresentar-se em nível mundial, o certame evidencia questões intrínsecas a algumas cidades, como Amsterdã, Delhi, Cidade do México, Nairóbi, Tóquio, São Paulo e Rio de Janeiro. A intenção é despertar o olhar de participantes dessas regiões (ou mesmo de fora) para desenvolverem soluções aos problemas emergenciais de cada um dos locais pontuados, como destaque a possíveis “oportunidades” de interesse. Uma aba específica no hotsite do concurso dedica-se à apresentação das capitais paulista e carioca: nowaste.whatdesigncando.com/saopaulorio.

Acreditamos que o design tem o poder de promover a conscientização e mudar como as coisas são feitas e do que elas são feitas. O design também tem um papel a desempenhar na mudança de narrativas e facilitação de visões alternativas do futuro. A crise do COVID-19 nos trouxe uma oportunidade inédita de reavaliar nossos sistemas atuais durante o processo, facilitando mudanças e abrindo portas para ideias, produtos, serviços e sistemas outrora considerados radicais demais. O potencial é enorme, e o momento é este. Como podemos incentivar um consumo mais consciente? Como podemos produzir com as pessoas e o planeta em mente? E como podemos lidar com o lixo de forma mais responsável?”, continua o descritivo.

Imagens: Divulgação

 

Para participar, o interessado deve registrar uma conta no hotsite do concurso nowaste.whatdesigncando.com, criar um perfil e adicionar posteriormente seu projeto – indicando se a inscrição é para o desafio global ou a uma das cidades específicas. As propostas devem ainda se guiar pelas categorias da competição: Comunicação; Produtos; Espaços; Serviços e Sistemas; e podem apresentar diferentes estágios de desenvolvimento, a saber:

  1. Estágio de Idealização
    Projetos demonstram uma visão forte e uma visualização convincente, mas uma prova de conceito ainda rudimentar. Eles têm pelo menos dois iniciadores, mas possivelmente não têm a equipe bem equilibrada necessária para levar a ideia para o próximo estágio.
  2. Estágio de Teste
    Projetos que estão mais desenvolvidos. Eles têm uma prova de conceito, uma equipe central e uma visão de longo prazo. Seu foco é no desenvolvimento de um produto, serviço ou programa de alta qualidade, e no estabelecimento de um caso de negócios sólido.
  3. Estágio de Evolução
    Projetos considerados empreendimento social ou criativo existente. Seu foco é no crescimento sustentável: expandir o mercado ou adoção pelo público, fortalecer a organização, garantir fundos e aumentar o impacto.

As propostas serão avaliadas pelo júri segundo critérios de Impacto, Criatividade e Design, Viabilidade e Potencialidade de Expansão. Os selecionados, dez no total, recebem € 10.000 em financiamento, um programa de desenvolvimento co-criado por Impact Hub e publicidade em todas as plataformas do WDCD.

Programação

Período de inscrição
Envio
de propostas 12 de janeiro – 1º de abril de 2021

Indicação
Seleção de finalistas 5 de abril – 23 de abril de 2021

Aperfeiçoamento
Refinamento
dos projetos indicados 2 de maio – 14 de maio de 2021

Triunfo
Seleção de vencedores 16 de maio – 27 de maio de 2021

Evolução
Programa de desenvolvimento julho – dezembro de 2021

Faça acontecer!
Da ideia à Startup janeiro de 2022 em diante

 

Inscreva-se e saiba mais em nowaste.whatdesigncando.com