Oca 2, Nelson Kon

Nelson Kon assina acervo exclusivo para a Constance Estúdio Galeria

Recém-inaugurada em edifício na Avenida São Luis, no centro de São Paulo, a galeria especializada em fotografia apresenta o trabalho do renomado arquiteto e fotógrafo Nelson Kon

Recém-inaugurada em um edifício na Av. São Luis, no centro de São Paulo, a Constance Estúdio Galeria, especializada em fotografia e com acervo cuidadosamente selecionado por Constance Franciosi, apresenta fotos exclusivas do renomado fotógrafo Nelson Kon.

Com 36 anos de carreira, Nelson faz parte da vanguarda da fotografia de arquitetura brasileira e tem como um dos diferenciais sua formação acadêmica como arquiteto, que possibilita uma leitura completa dos edifícios e da cidade.

Edifício Copan 1, Nelson Kon

 

Vale do Anhangabaú 1, Nelson Kon

 

Citado pelo crítico Eder Chiodetto como “o fotógrafo brasileiro de arquitetura mais proeminente da nossa geração”, possui um acervo que compreende principalmente imagens da arquitetura moderna e contemporânea do país. Entre elas estão registros das obras de Oscar Niemayer para a exposição “Niemeyer em São Paulo”, no Instituto Tomie Ohtake em 2004, as quais algumas das imagens agora fazem parte do acervo da Constance Estúdio Galeria.

O icônico edifício Copan, a Oca no Ibirapuera, o Aeroporto de Congonhas, o Mube e o Vale do Anhangabaú estão entre os registros selecionados pela galerista para compor o acervo com exclusividade.

 

A arquitetura retrata uma época, enquanto a fotografia registra o tempo. É um privilégio ter em nosso acervo fotografias que eternizam essa fusão. Alguns dos espaços já sofreram transformações, outros ainda poderão sofrer, mas permanecerão para sempre vivos e atemporais pelo olhar de Nelson Kon”, declara Constance.

 

Além de Nelson, o acervo conta com fotógrafos que são vozes ativas em diferentes segmentos, e que juntos formam um acervo plural. Entre eles estão Adriano Gambarini, fotógrafo da National Geographics Brasil, que neste ano completa 30 anos de carreira registrando a biodiversidade brasileira, assim como jovens talentos em ascensão como o fotojornalista Lucas Landau, e a capixaba Carol Vargas com seu trabalho experimental.

A galeria nasce com o propósito de criar conexões entre a fotografia e um novo público que vai muito além dos colecionadores, com uma abordagem acessível para acolher todos os que desejam se aproximar desse universo e ter uma obra em casa. As obras estão disponíveis para compra sob encomenda em diversos tamanhos e contam com o auxílio de um atendimento personalizado que pode ser realizado à distância, pelo site, ou presencialmente no novo espaço da galeria, de acordo com a necessidade e cada cliente.

 

Oca 3, Nelson Kon, exposta na Constance Estúdio Galeria © Kiko Masuda

 

A escolha da localização em um edifício na icônica Av. São Luis foi pensada para enaltecer o centro de São Paulo, contextualizando a essência da galeria com o seu entorno rico em arquitetura e história, trazendo o público para a região e tornando a própria visitação ao espaço da galeria uma experiência a parte.

Proporcionar vivências e conexões através da fotografia é o que motivou a idealização desse projeto, que em breve pretende ir além do acervo exclusivo e se expandir para novos desdobramentos que somem ao propósito da Constance Estúdio Galeria, que não contempla a palavra “Estúdio” em vão: “Significa que mesmo com a venda tradicional de quadros, também somos um espaço híbrido de criação que acolhe projetos que envolvam curadoria, consultorias, parcerias e novas histórias que estiverem dentro do nosso alcance”.