(Imagem: Cortesia MVRDV)

MVRDV vence concurso para Masterplan de Karlsruhe, na Alemanha

Propondo um “jardim flutuante” reflexivo, o projeto inspira-se no tecido histórico da cidade e reintegra os atuais dois setores que a compõem

O holandês MVRDV venceu a competição para o Masterplan destinado à área de Ettlinger Tor, em Karlsruhe, Alemanha. Classificado em primeiro lugar, ao lado de Max Dudler Architekten, o projeto se destaca por redesenhar o local a partir da inspiração no tecido histórico da cidade, imaginando uma nova composição que atenua as atuais divisões urbanas.

Na realidade, enquanto a cidade de Karlsruhe desenvolvia-se em torno do palácio, o tecido passou a dividir-se em dois setores, “com blocos densamente compactados no centro e ao sul, e uma porção de parques e coberturas florestais ao norte”. Com base nessa observação, a equipe propôs um desenho que atenuasse tal separação, preenchendo os vazios das quadras e dispersando mais verde à metade sul da cidade através da extensão da via Triumphalis, proveniente do Palácio Karlsruhe, para além da rua Kriegstraße.

Envolvendo o público em todas as etapas do percurso. O primeiro passo no desenvolvimento do plano diretor foi imaginar a área preenchida com blocos de quatro andares, de acordo com o gabarito da cidade ao norte. A partir deste ponto de partida, os blocos foram “esculpidos” para criar os espaços necessários para a cidade: uma praça para preservar o acesso ao Badisches Staatstheater; árvores estabelecidas e preservadas para delinear os blocos ao seu redor; duas ruas diagonais adicionadas para melhorar as conexões; e novos pátios o interior dos blocos.

 

 

Posteriormente, para demarcar a entrada da cidade e conectar seus dois lados, foi introduzido o tal “jardim flutuante”. A proposta, que evidencia visadas para o castelo, abriga um fórum comunitário e um hotel e chama atenção pelo revestimento em vidro espelhado – cuja função consiste em refletir o horizonte àqueles no nível do térreo. Ainda, o jardim circular da cobertura é modelado como um mapa conceitual de Karlsruhe, com caminhos e plantas que replicam as 32 ruas radiais da cidade.

O ponto focal de nosso Masterplan torna-se um monumento à cidade, aos edifícios ao seu redor e às pessoas que vivem lá”, afirma Winy Maas, sócia fundadora da MVRDV.

 

Ettlinger Tor Karlsruhe
Local
Karlsruhe , Alemanha
Ano 2020
Cliente Stadt Karlsruhe
Área 106 mil metros quadrados
Arquitetura MVRDV – Winy Maas (autor); Sven Thorissen, Enno Zuidema (diretores); Valentina Chiappa Nuñez, Alexander Forsch, Vanessa Mitteldorf, Evgenia Zioga, Nikos Margaritis, Stijn Lanters, Rocio Calzado Lopez, Isabella Suppa, Maria López Calleja (equipe de design)
Imagens Antonio Luca Coco, Pavlos Ventouris, Angelo la Delfa, Kirill Emelianov