Fachada do Museu Republicano de Itu (Foto: reprodução / Prefeitura da Estância Turística de Itu)

Museu Republicano de Itu ganha tour virtual

A novidade é em comemoração à data da Proclamação da República (15/11) e contempla todas as exposições em cartaz. Confira!

Desde a última sexta-feira (13/11). as exposições do Museu Republicano Convenção de Itu estão novamente abertas ao público por meio de tour virtual. A iniciativa comemora a data da Proclamação da República, comemorada todo 15 de novembro. Em razão ao quadro pandêmico, as visitas ao Museu foram suspensas no final de março e, devido a instituição pertencer à Universidade de São Paulo (USP), também segue o plano de segurança estabelecido pela universidade, que prevê retomar as atividades presenciais somente em 2021.

Além de celebrar a data da Proclamação da República, a abertura das exposições para visitas virtuais oferece a todos a oportunidade de ter acesso ao nosso acervo e conhecer um importante período da nossa história”, pontua Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano e coordenadora do projeto de visita virtual.

Com a novidade, o público poderá conferir na tela de seus dispositivos, entre outras opções, a exposição “Da Casa a Museu”, que contempla traços do desenvolvimento urbano de Itu, assim como “Mulheres em destaque nas placas de rua de Itu”, inaugurada em março. Nesta última, fotos das placas e de suas respectivas homenageadas relembram a vida e história de lavadeiras, policiais, parteiras, religiosas, donas de casa e de tantas outras mulheres que deram nome a mais de uma centena de logradouros distribuídos pelos bairros centrais e periféricos da cidade.

O público também pode conferir “Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções”, que apresenta aspectos das expedições realizadas entre Porto Feliz (SP) e Cuiabá (MT) pelos caminhos das águas nos séculos XVIII e XIX.

Para todas as exposições em cartaz, a plataforma oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, recursos de audiodescrição e também descrição do conteúdo em português, espanhol e inglês, e todas podem ser conferidas por meio do vila360.com.br

Sobre o Museu Republicano Convenção de Itu

É uma instituição cientifica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, em 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista (Museu do Ipiranga) que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.