Simulação da marca em informativos de totens (Imagem: Cortesia dos autores)

Museu Marítimo do Brasil ganha projeto de identidade visual

O resultado é fruto de concurso, no qual se destaca o escritório carioca Danowski Design com projeto que dialoga com a missão da instituição: engajar o público na valorização e popularização da consciência marítima, representando histórias e memórias de mares e rios brasileiros

O Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN) e a Marinha do Brasil anunciam que o escritório carioca Danowski Design conquistou o primeiro lugar no Concurso de Identidade Visual do Museu Marítimo do Brasil, previsto para inaugurar entre 2025 e 2026. As profissionais Sula Danowski e Nathalia Lepsch foram responsáveis pela criação da marca e manual, enquanto Ilana Paterman produziu o storytelling.

Os concorrentes tiveram a oportunidade de criar um projeto que dialogasse com a missão da instituição, cujo objetivo é engajar o público na valorização e na popularização da consciência marítima, que representa vozes e sujeitos sociais da história e da memória dos mares e rios no Brasil.

Simulação da marca em paredes (Imagem: Cortesia dos autores)

 

De acordo com o escritório Danowski Design, a logomarca tem como premissa conectar Arte, Ciência e História, utilizando como condutor os mares e rios brasileiros. Por tal motivo, a letra “M” – presente nas iniciais de “Museu” e “Marítimo” – se destaca como ponto de partida para representar o movimento ondulatório e sinuoso das massas de água e do ecossistema. Além de passar a fazer parte da história do Museu Marítimo do Brasil, o vencedor recebe um prêmio para contribuir no desenvolvimento e no detalhamento do projeto de identidade visual.

 

 

A Comissão de Seleção, responsável pela avaliação das propostas, utilizaram como critérios originalidade, criatividade, aplicabilidade, versatilidade e adequação às diretrizes conceituais, sendo este último decisivo em caso de desempate, compondo-se pelas designers e professoras Evelyn Grumach, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Isabella Perrota, da Escola Superior de Propaganda e Marketing – Campus RJ (ESPM-Rio); o curador do futuro museu, Evandro Salles; a Capitão de Corveta do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) Marli de Medeiros, designer do Quadro Técnico da Marinha do Brasil; e o Gerente do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro, Francisco Dantas.

 

Simulação da marca em bandeiras (Imagem: Cortesia dos autores)

 

Sabe-se que o Concurso de Identidade Visual faz parte da Fase 1 do Projeto “Museu Marítimo do Brasil”, atualmente em execução, por meio de recursos captados via Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC). Além dele, a Fase 1 compreende o concurso público para a escolha do estudo preliminar de arquitetura, o Seminário Internacional “Museus Marítimos: Rotas Contemporâneas” e o Ciclo de Palestras “Museu Marítimo do Brasil: um novo cenário cultural” (todas etapas já realizadas); bem como a elaboração de um estudo de viabilidade econômico-financeira.

O Museu Marítimo do Brasil será erguido no Espaço Cultural da Marinha e fará parte do patrimônio histórico, natural e urbano do Centro da Cidade, onde estão a Ilha Fiscal, a Igreja da Candelária, a Casa França-Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã̃, entre outras instituições culturais.

 

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