Luminária Carnaúba, Nequinha (Foto: Salvador Cordaro)

Museu A CASA abre inscrições para o 8º Prêmio Objeto Brasileiro

Concurso intenta reconhecer artesãos, artistas populares, designers, arquitetos e todo profissional que tenha se aplicado à produção de design no Brasil. As inscrições seguem até 20 de maio. Não perca!

Com o objetivo de trazer reconhecimento a artesãos, artistas populares, designers, arquitetos e mais, o Prêmio Objeto Brasileiro, realizado pelo Museu A CASA do Objeto Brasileiro, está com inscrições abertas até o próximo 20 de maio. Idealizado pela economista Renata Mellão, fundadora e diretora da instituição, o concurso tem como objetivo premiar e destacar o melhor da produção artesanal e do design contemporâneo no Brasil.

Desde 2008 realizamos edições bienais que têm iluminado projetos resultantes da perfeita união entre o design e o artesanato. É um movimento que mobiliza o setor artesanal, incentiva a troca de saberes e nos permite conhecer projetos inovadores e carregados de brasilidade”, afirma.

Dividido nas categorias Autoral, Coletiva e Socioambiental, o Prêmio recebe inscrições de profissionais já renomados e também de jovens profissionais que ganham a chance de ter notoriedade nacional por meio de uma exposição física realizada na sede do museu, no bairro Pinheiros, em São Paulo.

É o caso da Evanilce de Souza, 32 anos, a Nequinha. Moradora de Sítio Tomé Afonso, no município de Itaiçaba, no Ceará, ela passou a trabalhar na área depois de um projeto de inovação com artesãos realizado em 2018 pelo Museu A CASA. Durante as oficinas, ganhou destaque por não conseguir reproduzir fielmente os desenhos desenvolvidos pelos curadores do projeto. “Eu nunca conseguia fazer uma peça igual à outra e teve gente que achou minhas peças esquisitas, mas não liguei e continuei a fazer”, revela.

Em 2020, Nequinha esteve entre os 15 vencedores da sétima edição com uma coleção de luminárias de palha de carnaúba. “Hoje, também graças ao reconhecimento do Prêmio, as luminárias que faço são a minha principal fonte de renda, já viajei para São Paulo, Minas Gerais e outros lugares, sempre apresentando o meu trabalho”, finaliza.

 

 

Para o designer alagoano Antônio Castro, o Prêmio foi o ponto de partida para sua carreira. Em 2018, em seu último ano da faculdade em Design de Moda, concorreu com a Bolsa Lourdes, desenvolvida durante seu trabalho de conclusão de curso. Feita em parceria com artesãs de Entremontes, em Alagoas, a bolsa ficou em segundo lugar na categoria de produção coletiva. “Senti como um impulso e a afirmação de que aquele caminho era o que eu deveria seguir, tanto que em 2020, ao abrir a minha marca própria, o Ateliê Foz, me inscrevi novamente e ganhei com a minha primeira coleção, o que me ajudou a ter mais visibilidade”, afirma Castro.

 

 

As inscrições devem ser feitas no site do Museu A CASA do Objeto Brasileiro, e os objetos e projetos premiados integrarão uma exposição presencial prevista para estrear em setembro, quando se dará a entrega dos prêmios. Além da exposição, os selecionados terão uma premiação em dinheiro.

 

8º Prêmio Objeto Brasileiro
Período de inscrições
 4 de abril a 20 de maio de 2022
Local www.acasa.org.br
Mais informações [email protected] | (11) 3814-9711 | 94254-1179 (WhatsApp)