Museu Alvar Aalto, Finlândia (1971 -1973) | Imagem: Desenho original Fundação Alvar Aalto

Mostra tematiza espaços expositivos concebidos por Alvar Aalto

A carreira do arquiteto é permeada pela produção de museus internacionalmente reconhecidos e é tamanha especialidade que entusiasma esta exposição inédita

“O Sonho de um Museu” intitula a mais nova mostra da Galeria do Museu Alvar Aalto, situada em Jyväskylä, na Finlândia. Até 21 de março de 2021, o conteúdo da exposição compila uma série de projetos de museus e outros espaços expositivos desenhados pelo famigerado arquiteto, incluindo planos detalhados sobre tais criações.

Durante sua carreira, Aalto projetou cerca de 15 museus, dos quais apenas três dos foram construídos – a saber Museu da Finlândia Central (1956 -1961), Museu Alvar Aalto (1971 – 1973), em Jyväskylä, e Museu Kunsten de Arte Moderna de Aalborg, na Dinamarca (1966 – 1972). Sabe-se que, no início de carreira, o arquiteto se voltou para as várias configurações de edifícios de uso cultural expográfico, como a Feira de Turku (1929), os Pavilhões da Feira Mundial em Paris (1937) e Nova York (1939), e o Pavilhão Finlandês na Bienal de Veneza, concluído em 1956.

O museu como um tipo de construção inspirou Aalto refletindo-se na maneira como ele investigou as questões-chave para espaços deste uso. Ele buscou soluções adequadas, por meios arquitetônicos, para a configuração conjunta entre layout das exposições, iluminação, caráter específico do acervo de cada museu, movimentos dos visitantes pelo espaço, e outros”, conta o diretor administrativo da Fundação Alvar Aalto, Tommi Lindh.

O tema dessa exposição também dialoga com os próximos reparos a serem realizados em dois dos museus de Aalto, o Museu Kunsten de Arte Moderna de Aalborg e o Museu da Finlândia Central. “A renovação completa do Museu Alvar Aalto começará em 2021, e prevê-se reabertura ao público em 2023. Nesse período, daremos prosseguimento à ideia do arquiteto em unir, portanto, o Museu Alvar Aalto ao Museu da Finlândia Central, hoje situados próximos, mas sem conexão”, pontua Lindh.

 

 

O sonho de um museu. Projetos do Museu de Alvar Aalto
Local
Galeria do Museu Alvar Aalto
Endereço Alvar Aallon katu 7, Jyväskylä, Finlândia
Período 6 de novembro de 2020 a 21 de março de 2021
Horário terça-feira a domingo, das 11h às 18h
Mais informações alvaraalto.fi