Mezanino: Lina Bo Bardi, Cadeira de beira de estrada (réplica), 1967 © Leonardo Finotti

Mostra Outras Habitabilidades permanecerá exposta até julho de 2022

No Museu Casa Kubitschek, na Pampulha, o conteúdo oferta experiências reflexivas e sensíveis no campo da arquitetura residencial e da história do local, articulando ao legado de Juscelino Kubitschek

A mostra Outras Habitabilidades teve prazo de visitação prorrogado. Agora o interessado pode conferir o conteúdo expositivo até julho de 2022, no Museu Casa Kubitschek (MCK), parte do conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte.

Com a curadoria de Carlos Teixeira, sócio do escritório de arquitetura Vazio S/A, e do artista plástico Marconi Drummond, o recorte curatorial para a exposição pretende ativar a ambiência singular do Museu Casa Kubitschek, da edificação residencial e seus setores (social, íntimo, serviço) por meio da inserção de novos objetos que produzem diálogos e congruências no campo da arquitetura residencial – sendo estes uma abordagem inclusivista dos diversos modos de morar do Brasil, de Belo Horizonte e da Pampulha. Sendo assim, a ideia central é potencializar a integração das artes utilitárias do acervo MCK com outros objetos (artesanato, arte indígena, design, esculturas, maquetes, obras site specific) que saibam dialogar com o modo de morar modernista.

Casa Kubitschek, Oscar Niemeyer e Roberto Burle-Marx

 

Entendemos que a exposição em cartaz no MCK desde 2014 cumpriu sua missão de apresentar a casa como mostruário estático da forma de habitar de seus ex-moradores. O ponto de partida da nova mostra continua sendo a Casa Kubitschek, porém com móveis deslocados, mantendo a representação de suas funções originais (dormir, comer, cozinhar, receber) mas buscando reconfigurar o legado modernista, gerando e diálogos e estranhamentos frente ao acervo MCK”, afirma o descritivo.

 

Dentro deste campo, a mostra se estrutura em três princípios expositivos:

  1. Camada Histórica: a história do MCK será apresentada com documentações da sua arquitetura e paisagismo em todos seus cômodos, já que a maior parte dos objetos de D. Juracy Guerra será mantida;
  2. Mobiliário Deslocado: se a exposição atual reflete o universo da família Guerra, que habitou a casa por 50 anos e traduz um determinado modo de usar do imóvel, a Camada Mobiliário Deslocado propõe uma reorganização do mobiliário da família. Cada peça mantém as denotações de intimidade daquela família – assinalando os usos e a domesticidade próprios de uma residência moderna –, mas a estas peças serão acrescidos objetos representativos do espaço doméstico brasileiro que complementam ou ressignificam aquele mobiliário original, fazendo de Outras Habitabilidades uma mostra plural dos muitos outros modos de morar do país;
  3. Obras Contemporâneas: habitabilidades pré- e pós- período modernista poderiam ser consideradas por um museu que se propõe discutir o morar em todas as suas nuances, e estas serão colocadas em evidência via arquitetxs, designers, paisagistas e artistas cujo trabalho expõe estas outras habitabilidades. O acervo do MCK, o quintal, os quartos, a área de serviço, os banheiros – enfim, tudo que caracteriza o MCK e a casa modernista torna-se o ponto de partida da inserção de obras que expandem a ideia de habitar uma casa, confrontando o habitar modernista com aqueles outros modos de morar.

 

 

O Museu Casa Kubitschek é um exemplo do modernismo com continuidade histórica que marcou o movimento no Brasil. Um modernismo da tradição e da ruptura que partiu de uma leitura da arquitetura colonial, incorporando contradições que expressam o passado e as promessas do futuro, simultaneamente. Outras Habitabilidades busca outras contradições ao mostrar, de forma não-hierárquica, o moderno e o popular, o erudito e o espontâneo, o projetado e o incontingente”, pontuam os curadores.

 

Mostra Outras Habitabilidades
Local
Museu Casa Kubitschek
Endereço Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes – Pampulha – Belo Horizonte (MG)
Período expositivo até julho de 2022
Horário de visitação quarta-feira a domingo, das 11h às 18h
Contato (31) 3277-1586 / [email protected]