O Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, inaugura dia 16 de abril a exposição “Local x global: a arquitetura como lugar”, que realiza uma comparação da produção arquitetônica atual de Brasil e Portugal com um tema comum: a casa.
A mostra faz parte do Ano de Portugal no Brasil, e reúne 20 projetos residenciais recentes, 10 de cada país, sob a curadoria da arquiteta portuguesa Bárbara Silva.
“Pretendemos mostrar a arquitetura da casa tanto por meio de uma rede de temas que são uma referência ao lugar e à cultura de um país, quanto das intenções, preocupações e personalidade do próprio arquiteto”, afirma a curadora da exposição, que reúne painéis fotográficos, desenhos, maquetes e vídeos.
De Portugal, participam Gonçalo Byrne, Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon, Pedro Mauricio Borges, Pedro Sousa, Paulo Tormenta Pinto, Jorge Figueira, Ana Silva, João Gois + Alexandre Berardo, Fernando Salvador e Margarida Nunes.
Já do Brasil, são apresentados projetos de Paulo Mendes da Rocha, Ciro Pirondi, UNA Arquitetos, Grupo SP, Pablo Hereñú, Fernanda Neiva, Anderson Freitas + Juliane Antunes, Shundi Iwamizo, MMBB Arquitetos e Ruben Otero.
Exposição “Local x global: a arquitetura como lugar”
Local: Museu da Casa Brasileira
Data: 16 de abril a 9 de junho
Endereço: Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Europa – São Paulo
Horário: de terça a domingo das 10h às 18h
Entrada: R$ 4 (domingos e feriados: gratuito)