
Em parceria com o Projeto Portinari, a plataforma digital Google Arts & Culture lançou um especial sobre a vida e a obra de Candido Portinari (1903-1962), incluindo a visitação – virtual – da primeira exposição da sua carreira internacional, realizada há 80 anos. Intitulada “Portinari of Brazil”, a mostra de 1940 foi sediada no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York, e, neste momento, as suas 15 salas expositivas podem ser revisitadas pelo público geral através do tour 3D realizado em parceria com a Archimidia.
Ao todo, são 121 obras do artista organizadas para o ambiente virtual a partir de fotografias, depoimentos e um modelo 3D do prédio do MoMA na época de realização da mostra. “Essa exposição foi a que realmente abriu as portas para o reconhecimento internacional a meu pai. Um momento único, maravilhoso, apesar de acontecer às vésperas do mundo ser precipitado para a tragédia da Segunda Guerra Mundial”, pontua João Candido Portinari, filho do artista e diretor do Projeto Portinari.
O conteúdo da mostra está acessível através de qualquer dispositivo móvel ou PC – incluindo o formato de realidade virtual, disponível no poly.google.com ou no aplicativo Google Arts & Culture, para as plataformas Android e iOS.
A exposição comemorativa dos 80 anos da mostra “Portinari of Brazil” complementa o restante do acervo digitalizado já disponível no Google Arts & Culture, que atualmente conta com cerca de 20 mil imagens da vida e carreira do artista, dentre essas mais de 6 mil obras, incluindo pinturas mundialmente famosas, como Mestiço (1934), Café (1935), Retirantes (1944) e Guerra e Paz (1952 e 1956).