De Florianópolis (SC), integra o conteúdo da exposição o edifício da Softplan, assinado pelo arquiteto Ricardo Monti, do MOS Arquitetos © Via Arqsc

Mostra ‘Brasil: Outras Arquiteturas’ ganha reexibição no UIA2021RIO

Curada pelo jornalista de arquitetura Vicente Wissenbach, a exposição estreou na XVII Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, apresentando trabalhos de profissionais fora do eixo Rio-São Paulo. Na reedição, a mostra passa a incluir ambos os estados e escritórios especializados nas áreas de habitação social e urbanismo

Durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetura e Urbanismo (UIA2021RIO), a realizar-se de 18 a 22 de julho deste ano, o público terá a chance de conhecer o conteúdo de ‘Brasil: Outras Arquiteturas’, mostra curada pelo jornalista de arquitetura Vicente Wissenbach – também fundador da revista PROJETO -, ineditamente apresentada na XVII Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires.

A exposição, que agora se intitula ‘Brasil: Arquitetura + Urbanismo – Século XXI’, congrega trabalhos de arquitetura de vários estados brasileiros, dando ênfase àqueles fora do eixo Rio-São Paulo, embora incluídos nesta reexibição, e destacando as tendências regionais da arquitetura brasileira.

 

De Florianópolis (SC), integra o conteúdo da mostra o edifício da Softplan, assinado pelo arquiteto Ricardo Monti, do MOS Arquitetos © Via Arqsc

 

 

Para o UIA2021RIO, propusemos para o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) uma exposição mais abrangente, incluindo escritórios de todos os estados e objetivando apresentar uma visão geral da produção arquitetônica nacional, com suas nuances regionais (…). Estão participando escritórios de vinte estados brasileiros, com dois ou mais representantes de cada um”, explica Wissenbach.

 

Além da soma carioca e paulista, o conjunto passa a abranger também uma seleção de trabalhos premiados pelos departamentos estaduais do IAB, assim como produções de escritórios especializados nas áreas de habitação social e urbanismo.

Sabe-se que, em função do rearranjo programático do Congresso, integralmente virtual em razão da situação sanitária hodierna, a mostra também se reorganiza para apreciação on-line – diferentemente da futura e confirmada apresentação na IV Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (IV BIAU SC), prevista para 2022, em formato presencial, onde cada escritório estará representado por meio de um painel de 90 x 170 centímetros, com um ou mais projetos arquitetônicos, podendo expandir quadros em casos de projetos urbanísticos.

Em breve ainda haverá a publicação de catálogos informativos sobre a mostra, nas versões português e inglês, disponíveis para download ou em formato impresso.