Exposição 'Concursos como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense' © Divulgação

MON expõe projetos arquitetônicos premiados e assinados por paranaenses

Com curadoria da arquiteta, pesquisadora e professora Elisabete França, a mostra ‘Concursos como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense’ levanta a presença do Paraná com projetos premiados nos concursos nacionais e internacionais dos últimos 60 anos

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura, no próximo 9 de setembro, na Sala 1, a exposição ‘Concursos como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense’. É o resultado de uma pesquisa que levantou a importante presença do Paraná com projetos premiados nos concursos nacionais e internacionais de arquitetura realizados nas últimas seis décadas.

Com curadoria da arquiteta, pesquisadora e professora Elisabete França, a mostra apresenta uma linha do tempo com 252 premiações em 165 concursos, com a participação de 402 profissionais. Há ainda 40 maquetes dos projetos de maior impacto como o da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro; da Estação Antártica; do anexo da Assembleia Legislativa do Paraná; do Teatro Guaíra; da sede da Eletrosul, em Florianópolis; do complexo turístico Euro Kursaal; da sede do BNDES, em Brasília, entre outras. Além de infográficos, desenhos e fotografias e de um videodocumentário com relatos de profissionais.

 

 

Mais do que um referencial da arquitetura, o MON é hoje o reflexo vivo dos que aqui passam: artistas, curadores, público. Por isso, não poderia haver instituição mais apropriada para a realização desta exposição”, afirma a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.

 

Ela comenta que mostras como esta justificam a busca incessante do MON em trazer cada vez mais visitantes para essa fruição de conhecimento, beleza e reflexão promovida pelo Museu. “A exposição nos faz pensar no papel desses profissionais, sempre desafiados a apresentarem soluções inovadoras. É uma viagem no tempo que nos permite admirar a brilhante atuação de paranaenses em concursos nacionais nas últimas seis décadas”, resume.

A curadora da mostra afirma que a exposição resgata a participação dos profissionais paranaenses nas competições nacionais e internacionais, bem como destaques recebidos nas premiações.

 

Trata-se de uma homenagem aos profissionais participantes desse imenso laboratório de ideias que caracteriza a produção da arquitetura local, que resulta da indagação coletiva que reúne e integra arquitetos de várias gerações. O MON, cada vez mais, se consolida como a casa da arquitetura paranaense”, explica Elisabete.

 

 

 

Concursos como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense
Local
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Endereço Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba (PR) – Sala 1
Inauguração 9 de setembro de 2021
Visitação terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Mais informações www.museuoscarniemeyer.org.br