Conhecido popularmente como Moinho Santo Antônio, o complexo de fábricas e armazéns Minetti Gamba, na região da Mooca, zona leste de São Paulo, será transformado em um câmpus universitário. Construído na década de 1910, o antigo moinho de trigo abrigará a filial da Faculdade das Américas.
Desenvolvido pelos arquitetos do escritório paulistano Vidal & Sant’Anna, o projeto prevê a construção de dois edifícios de cinco pavimentos com fachadas espelhadas, nos limites laterais do terreno, além de expansões a serem dispostas no subsolo.
Em trâmite para aprovação na prefeitura, a proposta foi questionada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Compresp). Entre os pontos controversos estão o a implantação de fachadas de vidro e a criação de uma plataforma da estação Mooca da CPTM com acesso dentro do campus.
Apesar de reivindicações dos moradores do bairro sobre o futuro e uso da edificação, a faculdade afirma que criará, dentro do moinho principal, um espaço de exposições de memórias da Mooca, a ser gerido por um conselho de representantes do bairro e do centro universitário.