Metrópole propõe requalificação de praça pública em São Paulo

O projeto visa uma boa ocupação e permeabilidade visual à praça Vilaboim, na zona oeste da capital

Com densa arborização, a praça Vilaboim está localizada no centro de Higienópolis, bairro da zona oeste de São Paulo, e é tombada pelo Conselho Municipal de Preservação de Patrimônio (Conpresp).

Apesar de ser reconhecida como um espaço qualificador pelos moradores do bairro, a praça pública acumula problemas como: baixa permeabilidade visual, que leva à falta de segurança; iluminação insuficiente; e a falta de manutenção da vegetação e do mobiliário urbano.

Ao observar essas questões, o Metrópole Arquitetos – cujo escritório encontra-se nas redondezas da praça – propôs um projeto de requalificação que busca reafirmar suas qualidades e, ao mesmo tempo, melhorar suas condições de uso.

O partido arquitetônico adotado foi o de criar uma esplanada seca no centro, envolvida por duas grandes áreas permeáveis com árvores e vegetação rasteira sem grades.

Para solucionar um desnível entre as ruas Armando Alvares Penteado e Aracaju, foi projetada uma rampa de circulação, que também resolve questões de acessibilidade universal.

“Esta nova configuração permite uma boa ocupação da praça e a desejada permeabilidade visual, que garante a segurança do público e inibe atividades ilícitas”, explica o escritório paulistano.

O piso da esplanada transforma-se em mobiliário urbano, com blocos de várias alturas criando uma pequena arquibancada e funcionando como proteção para a área infantil.

O projeto, que foi pensado para ter baixo custo de manutenção, mantém as árvores existentes, mas também indica o plantio de frutíferas e ipês, garantindo a cobertura vegetal do espaço como um todo.

Segundo os sócios do Metrópole, Anna Helena Villela e Silvio Oksman, a proposta já foi apresentada e aprovada pelos moradores e associações de bairro, mas ainda espera por investidores para sua execução.

Ficha Técnica

Requalificação da Praça Vilaboim
Local
São Paulo, SP
Arquitetura
Metrópole Arquitetos - Anna Helena Villela, Silvio Oksman, Liz Arakaki e Beatriz Vicino
Paisagismo Alexandre de Carvalho
Luminotécnica Ricardo Heder
Imagens Neorama