Organizado pelo departamento de arquitetura e urbanismo da Escola da Cidade, a nona edição do “Seminário Internacional Habitação – Infraestrutura, Espaço Público e Gestão” acontece entre os dias 31 de março e 4 de abril, em São Paulo. Com uma série de palestras e debates sobre moradia, o evento contará com a presença do arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha e outros 10 especialistas da área.
A arquiteta e coordenadora do evento Fernanda Barbara explica que o seminário pretende discutir, de forma aprofundada, a construção da habitação como uma questão intersetorial. “Vamos relacioná-la com os projetos de infraestrutura, espaços e equipamentos públicos, incluindo discussões sobre gestão urbana e a participação dos moradores nos projetos”, completa.
Dentre os convidados brasileiros estão José Floriano de Azevedo Marques Neto, secretário municipal de habitação de São Paulo, a arquiteta Elisabete França, ex-secretária municipal de habitação, Anaclaudia Rossbach, consultora do Banco Mundial na área de Habitação, bem como o presidente da Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano (Emplasa), Renato Viégas, e o jornalista Raul Juste Lores, correspondente do jornal Folha de S.Paulo em Washington.
Já a lista de palestrantes internacionais inclui Béatrice Mariolle, da ENS Architecture Paris-Belleville, Frédéric Druot, do escritório francês Lacaton & Vassal, José María de Lapuerta, da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madrid, além do arquiteto Pedro Marques de Souza, do escritório lisboeta TMA, e Sergio Fernandez, professor emérito da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Gratuito, o evento tem vagas limitadas, com capacidade para 30 pessoas por palestra. Paulo Mendes da Rocha participa da abertura do seminário, com uma conferência no dia 31 de março, às 10h30.
Para mais informações e inscrições, acesse www.escoladacidade.edu.br