Maior edifício da América do Sul, torre chilena tem sombra de dois quilômetros

Um detalhe de projeto pouco divulgado tem literalmente ofuscado a fama da Gran Torre, maior edifício da América do Sul, em construção no centro de Santiago do Chile. Conforme a obra de 300 metros de altura avança, os vizinhos têm se manifestado contrariamente ao prédio já que sua sombra se estende, em determinadas condições de insolação, por mais de dois quilômetros sobre o entorno.

Com 70 pavimentos, a torre residencial – cujo projeto tem autoria do escritório local Alemparte, Barreda & Associates, em parceria com o Pelli, Clarke, Pelli Architects – deverá estar pronta no mês de março.

Sua estrutura de aço custou mais de um bilhão de dólares e é considerada um marco da arquitetura praticada em áreas sujeitas a abalos sísmicos. Em fevereiro de 2010, quando o Chile sofreu com sucessivos terremotos, o volume estrutural já estava em processo de montagem e não sofreu danos significativos.

Além da sombra, que se consolidou conforme os fechamentos do edifício foram instalados, vizinhos e planejadores urbanos temem que os congestionamentos na região piorem com o acréscimo na circulação – diariamente, estão previstos mais de 240 mil novos usuários circulando pelo Costanera Centre, complexo do qual a torre faz parte, e que inclui um shopping center, dois hotéis e um edifício de escritórios.

Veja mais: www.costaneracenter.cl