Livro tematiza o protagonismo do IAB na política urbana brasileira

Redigido pela arquiteta e urbanista Vera França e Leite, o volume será oficialmente lançado amanhã (19/12), às 16h, no canal do YouTube da Rio Books, editora da publicação. Não perca!

“(…) tomo a liberdade de recomendar a arquitetos e urbanistas de modo geral, com particular ênfase aos mais jovens, a leitura do trabalho da colega Vera França e Leite, bem fundamentado e com evidente empenho em compartilhar o amplo leque de atuação do Instituto, em aspectos eventualmente pouco conhecidos, que oportunamente nos chega às mãos, coincidindo com as comemorações do Centenário da fundação do IAB”, Marcos Konder Netto, Ex-presidente do IAB/GB no biênio 1966-1967.

O trecho acima compõe parte da apresentação do novo livro “Caminhos que Levam à Cidade – O Protagonismo do IAB na Política Urbana Brasileira”, redigido pela arquiteta e urbanista Vera França e Leite, que fará o lançamento oficial no próximo sábado, 19 de dezembro, às 16 horas, em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Rio Books, editora da publicação. O evento remoto contará com presenças, já confirmadas, dos arquitetos e urbanistas Igor de Vetyemy, Fabiana Izaga e Rafael Passos.

Acerca do conteúdo, o volume trata do longo percurso de ações persistentes e ininterruptas protagonizadas pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) que, “pautado em sua independência político-profissional, ora enfrentava obstáculos, ora mediava conflitos, mas, sobretudo, insistia teimosamente em estabelecer o diálogo, e ocupar espaços, em várias frentes, nem sempre hospitaleiras”, conforme aponta a autora. O objetivo do título, que chega ao público às vésperas do centenário da autarquia – a realizar-se em 26 de janeiro de 2021 -, é ainda enaltecer o grandioso trabalho do IAB a serviço da categoria arquitetônica.

A seguir, Vera França comenta:

“O ritmo acelerado do crescimento urbano no Brasil, notadamente a partir dos anos 1950, agravado nas décadas subsequentes após o período do Milagre Econômico, colocou a questão urbana e habitacional na agenda do Estado e da entidade representativa dos arquitetos brasileiros – o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), preocupados que estavam com a ausência de instrumentos capazes de dar respostas articuladas a esse fenômeno e suas consequências práticas no quotidiano de suas populações.

Diante de tais constatações e, apoiada em ideias e reflexões construídas anteriormente, por ocasião do mestrado na UnB, somadas à experiência adquirida com frequência em reuniões do Instituto, filiada que sou desde 1966, como sócia-aspirante, propus-me o desafio de aprofundar esses estudos, inscrevendo-me no doutorado em Arquitetura e Urbanismo da UFF.

Com o propósito de esclarecer o papel de vanguarda exercido pelo IAB, como ator político-profissional, no que diz respeito às suas contribuições, condutas, iniciativas e o espectro de sua influência conceitual, dirigidas à formulação de novos instrumentos passíveis de viabilizar a organização do espaço habitado brasileiro, optei por circunscrever essa análise ao período que se entende de 1953, quando dos debates do III Congresso Brasileiro de Arquitetos a 1988 com a promulgação da Nova Carta Constitucional Brasileira – a Constituição Cidadã”.

O título está disponível para pré-venda no site da Rio Books, com direito a autógrafo. Adquira seu exemplar!

 

Caminhos que Levam à Cidade – O Protagonismo do IAB na Política Urbana Brasileira
Autora
Vera França e Leite
Páginas 262
Formato16 x 23 centímetros
Editora Rio Books
Ano de publicação 2020
Valor R$ 79,00