Livro retrata a obra do arquiteto Marcos Bertoldi

A publicação com mais de 400 imagens faz um amplo resgate de sua atuação nas áreas de arquitetura, interiores e paisagismo

Vista da casa RB, projeto realizado por Marcos Bertoldi em 2004 (Imagem: Reprodução @ Alan Weintraub)

 

No dia 7 de maio (terça-feira), um evento no Museu Oscar Niemeyer vai marcar o lançamento oficial do livro dedicado ao profissional curitibano, cuja trajetória é marcada pela coerência e pluralidade. Editado pela Zeta Editora, começou a ser elaborado em 2017 e pretende fazer uma retrospectiva dos 35 anos de carreira do arquiteto, apresentando minuciosamente alguns de seus projetos.

A curadoria coube a Carlos Eduardo Comas, arquiteto e crítico de arquitetura, mestre pela Universidade da Pennsylvania e doutor pela Universidade de Paris, que assina os textos e responde pela seleção das 17 casas e apartamentos que integram a coletânea. O projeto gráfico e a diagramação ficaram a cargo de Julio Mariutti, designer e fundador do Estúdio Lógos.

Formado no início dos anos 80 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especializado em arquitetura paisagística, Bertoldi tem uma produção extensa e bastante divulgada. Foi vencedor de inúmeros concursos, entre eles o que selecionou a melhor proposta para o Portal Alemão de Curitiba, monumento em homenagem à colonização alemã no Paraná. Em 2010, foi apontado pela revista Architectural Digest/USA, na edição “The New AD 100”, como um dos cem arquitetos mais promissores do mundo.

Além dos 17 projetos ricamente explicados por meio de textos, desenhos e fotos, o livro inclui uma cronologia mostrando 90 trabalhos de Bertoldi, da primeira obra realizada por seu escritório – uma concessionária de motos em Ponta Grossa, PR -, até as mais recentes, ainda em desenvolvimento ou execução.

Um trunfo da publicação é possibilitar o conhecimento público e o acesso a trabalhos menos conhecidos ou que ficam atrás de muros, a exemplo daqueles realizados para as grifes Huis Clos e Reinaldo Lourenço, assim como a moradias em condomínios fechados e apartamentos residenciais privados – detalhadamente apresentados. Atualmente o escritório Marcos Bertoldi Arquitetos mantém endereços em Curitiba e São Paulo.

O evento será aberto a todos e o livro já pode ser adquirido no site da editora. Após o lançamento, estará disponível nas principais livrarias do Brasil.

Lançamento
Local Museu Oscar Niemeyer
Endereço Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba, PR 
Data 07 de maio (terça-feira)
Horário das 18h às 21 h

Marcos Bertoldi Arquitetura
Páginas 288
Edição bilíngue: Português-inglês
Capa dura
Formato 25X33cm
Editora Zeta
Valor R$ 315