As comemorações pelos 457 anos da Mooca, completados no dia 17 de agosto, incluíram o anúncio, pela Sabesp, empresa estatal responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto em diversos municípios do estado, da criação do Parque Sabesp Mooca. O novo parque paulistano ficará na avenida Paes de Barros, esquina com a rua Sebastião Preto, vias do tradicional bairro da zona leste da cidade.
O equipamento foi projetado pelo escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana e terá 22 mil metros quadrados de área, dimensão equivalente à da praça Buenos Aires, em Higienópolis. No espaço serão plantadas 200 árvores e 3 mil exemplares de arbustos e trepadeiras. A proposta do escritório prevê também que o parque tenha área de exposição permanente voltada para a conscientização ambiental, educação, lazer e esporte.
A Sabesp informou que irá investir R$ 10,5 milhões na implantação do equipamento onde os estimados 75 mil moradores do bairro – cujo sotaque se presta aos comediantes como caricatura da forma de falar dos paulistanos – poderão se divertir e informar-se da importância da água e da história do saneamento no estado. A previsão é de que a obra esteja pronta em agosto do ano que vem, no próximo aniversário do bairro.
A intervenção arquitetônica/urbanístico inclui ainda a criação de espaços informativos sobre captação de água, armazenamento, tratamento, tecnologias sustentáveis, distribuição e consumo da água e a história da companhia. O projeto, informa o estúdio autor do trabalho, utiliza o que existe de mais moderno e ambientalmente correto em sistemas construtivos.
A obra será realizada com sistemas pré-fabricados e de acordo com o conceito de obra seca. Estão previstos a utilização de pisos drenantes nos pavimentos e passeios públicos aumentando a permeabilidade dos solos, alargamento dos passeios públicos, utilização das diretrizes de acessibilidade e desenho universal e a criação de bicicletários para incentivar o uso deste meio de transporte.