LEDforum.20 divulga como foi o evento digital e anuncia reprise

Ocorrida no último 6 de novembro, pela primeira vez em formato virtual, a edição deste ano reuniu inúmeros profissionais do segmento de iluminação e contou com mais de 600 inscritos

O LEDforum é conhecido nacional e internacionalmente por oferecer conteúdo de palestras e atividades de alto nível técnico e de conhecimento, conduzidas por grandes nomes do universo da iluminação brasileira e internacional, além de se apresentar como uma oportunidade para lançamentos de equipamentos de iluminação, geração de novos negócios e networking.

De igual maneira, a última edição do grande evento, o LEDforum.20 reuniu mais de 600 pessoas de diversas regiões do Brasil e da América Latina numa audiência composta por lighting designers, arquitetos, designers de produtos, urbanistas, paisagistas, acadêmicos, desenvolvedores e provedores de soluções para iluminação. A novidade foi congregar tamanha expertise em um dia de exibições transmitidas on-line.

Neste sentido, a equipe LEDforum elaborou, em forma de texto e vídeo, cobertura e “melhores momentos” do dia do evento e, nela, também anuncia a abertura de inscrições para a próxima edição, o LEDforum.21 – que já está com 80% das vagas preenchidas.

Confira na íntegra

Com ou sem pandemia, não poderíamos deixar de fazer o que há 11 anos fazemos de melhor: reunir a comunidade da iluminação em um ambiente de aprendizado, de trocas, de networking e de conteúdo de alto nível. Como tudo e como todos, o LEDforum, esse ano, teve de se reinventar e foi realizado pela primeira vez em ambiente digital, no dia 6 de novembro. Inédito, esse novo formato foi um sucesso, como provam os 615 inscritos, que se mantiveram engajados durante toda a transmissão do congresso e, nos intervalos, lotaram os lounges dos expositores.

Neste ano contamos com a participação de 8 palestrantes que apresentaram temas atuais e de extrema relevância, relacionados à pesquisa, a estudos de caso e à arte. Abrindo esta edição, o lighting designer francês radicado no Chile Pascal Chautard apresentou a palestra “Um único gesto”, em que revelou detalhes de seu premiado projeto de iluminação para a escultura “Su vertical nos retiene” – capa da edição 79 da Revista L+D. Estudos de caso também foram apresentados pelo arquiteto e engenheiro alemão Thomas Schielke na palestra “Como a Apple luta para um céu perfeito e revive as cidades”, uma análise acerca da evolução e das inspirações por trás do conceito de projeto das lojas da Apple.

Dentre as palestras técnicas, tivemos o prazer de receber, mais uma vez, a pesquisadora e educadora brasileira radicada nos EUA Mariana G. Figueiro, Ph.D., que apresentou resultados e recomendações extraídos de sua recente pesquisa sobre “Os impactos da luz no sono durante a pandemia de COVID-19”, e detalhou o tema “por que dormimos”, além da arquiteta e lighting designer brasileira Mariana Novaes que, juntamente com o engenheiro e pesquisador brasileiro Vicente Scopacasa, apresentou “E o Flicker”, em que falaram sobre sua pesquisa a respeito desse preocupante e ainda pouco estudado fenômeno que pode ser produzido pelas fontes de luz LED.

Para nos inspirar, a arquiteta e lighting designer brasileira Fernanda Carvalho dividiu com o público seu conhecimento e admiração acerca das obras do artista norte-americano Dan Flavin, tema da sua tese de mestrado. Quem também provocou momentos de emoção foi o artista e educador norte-americano Chris Fraser com suas surpreendentes instalações in situ apresentadas na palestra “Corpos Luminosos”, a respeito da sua pesquisa sobre a câmera escura.

Como keynote speaker do LEDforum.20, o lighting designer norte-americano Charles Stone, presidente do premiado escritório Fisher Marantz Stone Architectural Lighting, encerrou o evento com a visionária apresentação de “A luz lá fora: vasta e íntima”, parte de sua série itinerante de palestras sobre a iluminação externa pós pandemia.

Além da jornada de palestras, o LEDforum se manteve, também em sua versão digital, como importante plataforma de lançamento de produtos e serviços de iluminação e de geração de novos negócios e networking. Durante os dois coffee breaks do LEDforum.20, seis expositores ofereceram lounges virtuais em que apresentaram, ao vivo, seus lançamentos e novidades. Mesmo que virtual, a oportunidade de interação e de troca com os fabricantes e fornecedores foi um grande atrativo para os participantes, que atingiram em poucos minutos a capacidade máxima das salas, em ambos os intervalos. Além disso, os produtos de todos os 36 patrocinadores do LEDforum.20 ganharam destaque em uma matéria especial na edição 79 da Revista L+D, lançada simultaneamente ao evento.

Núcleo da Semana da Luz, o LEDforum.20 foi precedido por dois encontros digitais realizados em parceria pela AsBAI e pelo LEDforum. As sessões “Sunrise & Sunset” aconteceram no início e no final dos dias 03 e 04 de novembro, e abordaram temas relacionados à literatura, à cenografia, à pintura e ao cinema. Além disso, a aguardada 7ª edição do Workshop Internacional da Semana da Luz (WISL), teve seu formato adaptado aos novos tempos, sendo transformado em um verdadeiro curso. Dessa forma, o workshop “Iluminação em Edifícios Históricos”, ministrado pelo Prof. Jan Blieske, foi iniciado em 05 de novembro e se estenderá por 10 meses, culminando na apresentação dos resultados no palco do LEDforum.21.

Como não poderia deixar de ser, a tradicional festa de encerramento Lighting Lovers também aconteceu em novo formato: uma videochamada que reuniu mais de 120 apaixonados pela luz, que juntos assistiram a um videoclipe especial preparado pelo comitê da Semana da Luz para a ocasião. Clique aqui para ver o videoclipe no Instagram do @ledforum. Ele também pode ser visto no Instagram da @asbai_oficial.

Embalados pela grande repercussão do evento – tanto por meio do chat durante a transmissão, como nas redes sociais – e como forma de agradecimento aos espectadores que prestigiam o LEDforum todos os anos, os organizadores decidiram apresentar novamente esta edição. A reprise do LEDforum.20 está marcada para o dia 5 de dezembro às 09:00 – horário de Brasília. Em breve serão divulgadas mais informações sobre o acesso. E para os que não puderam participar do LEDforum.20, essa é mais uma oportunidade imperdível. As inscrições para a reapresentação estarão abertas a partir do dia 20 de novembro de 2020 no site ledforum20.com.br.

O LEDforum.20 foi encerrado com um simpático convite dos palestrantes que permanecem confirmados para a edição de 2021. São eles: os lighting designers Rafael Leão (Brasil), Ricardo Hofstadter (Uruguai), Prof. Jan Blieske (Alemanha), Mary-Anne Kyriakou (Austrália) e Wim aan de Stegge (Holanda); a artista britânica Liz West; e o premiado artista e arquiteto holandês Daan Roosegaarde.

As inscrições para o LEDforum.21 estão abertas no site ledforum.com.br. Mas atenção: 80% das vagas já estão preenchidas!

Agradecemos mais uma vez a todos os patrocinadores, palestrantes, inscritos, parceiros e colaboradores que tornaram a realização do LEDforum.20 possível. Nos vemos no LEDforum.21!